A importância das habilidades sociais

As habilidades sociais são o conjunto de comportamentos de uma pessoa que favorecem o relacionamento saudável e produtivo com as demais pessoas.

As habilidades são extremamente importantes pois elas ajudam as pessoas a expressar seus desejos, sentimentos e atitudes de forma adequada em todos os momentos de sua vida. Querendo ou não, toda pessoa precisa se comunicar, fazer amizades, iniciar conversas ou tomar decisões, principalmente quando essa pessoa tem um cargo de liderança na empresa.

Quando as habilidades sociais não são naturalmente aprendidas nos contextos de desenvolvimento da criança, como na família e na escola, os programas de intervenção nessa área têm se mostrado promissores na instalação de um repertório social mais adaptativo.

As habilidades são também importantes pois facilitam a cooperação entre seus pares. Elas são cada vez mais nescessarias em um mundo cada vez mais globalizado.

Também são utéis em um mercado  de trabalho cada vez mais ‘inflado’ e competitivo.

A Fapsi, Faculdade Psicolog, criou uma série de cursos livres inéditos. Seus temas vão de psicologia a economia. Confira aqui.

Leave a Comment