Avaliação Institucional

O processo de autoavaliação tem como objetivo identificar as fragilidades e pontos fortes relacionados às práticas e ao desempenho da Instituição de Ensino Superior (IES). Esse diagnóstico é importante instrumento para a tomada de decisões da IES e deve estar retratado neste Relatório.  

O Relatório de Autoavaliação Institucional da Comissão Própria de Avaliação (CPA) é referência para a configuração e acompanhamento do PDI da Instituição. A autoavaliação da IES está consolidada no Relatório de Autoavaliação Institucional, que tem por finalidades fomentar a cultura de avaliação institucional e subsidiar os processos de avaliação externa. Esse Relatório é elaborado pela CPA a partir de um processo de reflexão sobre os dados coletados nas pesquisas junto à comunidade acadêmica – discentes, docentes e técnico-administrativos –, os resultados das avaliações externas (cursos e IES) e os documentos oficiais da IES.  

Os resultados da avaliação permitem a oportunidade de reflexão crítica e propositiva, detecção de limitações e fragilidades, proporcionando, assim, que ações dinâmicas sejam fomentadas para o desenvolvimento institucional.  

A CPA elabora pareceres relacionados aos 5 Eixos/10 Dimensões do SINAES avaliadas e, ainda, recomendações sobre a necessidade de melhorias para todos os setores da IES, a partir do levantamento das fragilidades e das forças institucionais.  

As oportunidades para melhorias e os pontos fortes identificados no processo de autoavaliação contribuem para a definição das estratégias da IES (diagnóstico interno). Estes resultados permitem verificar o desempenho das estratégias e iniciativas implantadas, direcionando sua manutenção ou revisão, com a definição de novas estratégias e iniciativas para superar as fragilidades identificadas.  

A CPA, a cada ciclo de autoavaliação, elabora documentação com informações relacionadas a esse processo (resultados das pesquisas internas, avaliações externas, ENADE, pontos fortes e fracos e evolução dos indicadores institucionais) e os apresenta à comunidade acadêmica. Os Coordenadores, com seus respectivos docentes e discentes, reavaliam e redefinem junto com os Gestores da IES, as estratégias e planos de ação dos cursos e da IES. 

A CPA é responsável por disseminar a cultura avaliativa na IES, através de processos de avaliação interna e de acompanhamento e análise das avaliações externas. A Comissão é constituída por ato do dirigente máximo da IES, possui Regulamento próprio e atuação autônoma em relação aos Conselhos. Sua composição assegura a participação de representantes dos segmentos da comunidade acadêmica – corpo docente, corpo discente e corpo técnico-administrativo – e da sociedade civil organizada. 

 

Ações Permanentes: 

Elaboração dos Relatórios de Autoavaliação Institucional. 

Incentivo à adoção de práticas institucionais que consolidem e sistematizem progressivamente a autoavaliação institucional. 

Realização de campanhas sistemáticas de conscientização e estímulo à participação de docentes e discentes na avaliação. 

Facilitação para o acesso aos instrumentos de avaliação (sistema acadêmico internet).  

Divulgação ampla dos resultados das avaliações para docentes e discentes através da CPA, Intranet e cartazes no campus/campi. 

Assessoramento técnico-pedagógico aos gestores de cursos/campi, mediante realização de reuniões. 

Compartilhamento dos resultados obtidos através do processo de autoavaliação (gráficos, relatórios, pareceres, recomendações etc.), com vistas à análise da situação e consequente planejamento de ações de melhoria. 

Discussão e recomendação de ações de melhoria com base nos resultados das avaliações por parte dos cursos e campus. 

Preparação e acompanhamento dos processos regulatórios e das visitas in loco (avaliação da IES e dos cursos). 

Análise dos resultados das avaliações externas e proposição/recomendações de ações de melhoria. 

Acompanhamento dos Resultados do ENADE. 

Participação nas proposições das ações para o ENADE. 

Recomendações de ações de melhoria, com base nos resultados do ENADE. 

Participação na elaboração e acompanhamento dos Planos de Melhoria dos cursos e da IES, em função dos resultados – CPC e IGC. 

Participação na elaboração dos Protocolos de Compromisso. 

Acompanhamento da implementação das ações de melhoria. 

Análise comparativa dos resultados das ações implementadas. 

Manutenção do site da CPA. 

Relatorio CPA – 25.03.22 

Relatorio CPA – 29.03.21