Psicologia Clínica para a compreensão de si mesmo

O processo de se conhecer e ativar a autoestima pode estimular rumos melhores na vida

A Psicologia Clínica é uma das áreas de atuação dos psicólogos e dedica-se a ajudar na reconstrução do sentido da vida ao paciente. Uma das ferramentas é a psicoterapia, conversas embasadas em confiança e técnicas profissionais para que o paciente consiga entender melhor a si mesmo e aprender a lidar com a cascata de pensamentos que jorra a todo instante atrapalhando o estado emocional.

Navegar pela própria mente, descobrir emoções, traumas, recuperar o passado para viver bem o presente e projetar, com otimismo, o futuro. Essa é a descrição perfeita para a boa saúde mental, porém não é fácil chegar a essa situação de equilíbrio e autoconhecimento. Vivemos em um mundo cada vez mais competitivo, disruptivo, com moldes de estética e de sucesso a serem seguidos, e pressões para serem enfrentadas. O resultado para muitos pode ser a dor emocional, a queda da autoestima, a desesperança, o vazio. É aí que entra a necessidade de ajuda profissional, mesmo que o indivíduo não sofra de transtornos mentais, que são doenças patológicas.

Muitas vezes não vemos o cenário real em que estamos.

Às vezes as situações vividas são tão nebulosas e, por isso, fica complicado um entendimento real sobre elas. Uma minissérie de TV, no streaming, tem chamado a atenção dos espectadores e se torna um exemplo sobre essa difícil compreensão sobre situações cotidianas. Na série, intitulada Maid, a personagem principal sai de casa de madrugada escondida do marido e levando a filha de três anos. Procura ajuda na Assistência Social da cidade e, ao relatar a causa do abandono do lar, nega que seja vítima de violência doméstica. Afinal, nunca apanhou do companheiro, um alcólatra que não a deixa trabalhar, controla o dinheiro e, frequentemente, grita e quebra objetos na casa. Alex, a protagonista, tem medo dele, porém não tem consciência que vive em um relacionamento abusivo.

Compreender o cenário real em que vivemos, nem sempre é fácil. A protagonista vai percorrer um longo caminho até entender que ela não é culpada da situação, que não merece viver aquele pesadelo constante, que pode cuidar sozinha da própria vida e a da filha e que, sim, ela é vítima de violência doméstica. Em certo episódio, Alex compartilha o que passou com outras mulheres que, encorajadas pelo relato, começam a também rever a desgraça de suas vidas.

Um profissional para ajudar a desvendar você.

Falar, ouvir-se, identificar os próprios problemas. Os profissionais, que se dedicam à psicologia clínica, têm conhecimentos teóricos para analisar, escutar e intervir  para ajudar o paciente na busca do autoconhecimento. A intenção é aliviar o sofrimento emocional, que muitas vezes torna-se doença para o corpo, promover o bem-estar do indivíduo,  concentrando atenção no comportamento social, biológico, intelectual  e emocional da pessoa. Conhecer a si mesmo é retirar as amarras e vivenciar, com autoestima e equilíbrio, os problemas do dia a dia.

Temos as pós-graduações: Terapia Cognitivo-Comportamental, Psicologia Clínica Analítico-Comportamental, Psicologia Clínica Fenomenológico-Existencial e Neuropsicologia. E os cursos de curta duração também. Confira:

Leave a Comment