Casanova na FAPSI

A FAPSI tem o prazer de receber novamente o Prof. Marco Antônio Casanova em Ribeirão Preto – SP. O Prof. Casanova é professor da Pós-graduação em Psicologia Clínica Fenomenológico-existencial da FAPSI e estará em nossa cidade no primeiro final de semana de junho para aulas na pós e dois eventos exclusivos. E para levar conhecimento a mais pessoas da região, a FAPSI oferece estas duas oportunidades de interação com o Prof. Casanova: um minicurso e uma palestra de lançamento com autógrafos em seu novo livro.

Prof. Dr. Marco Antônio Casanova

Doutor em filosofia pela UFRJ/Universidade de Tübingen, Pós-doutorado – Universidade de Freiburg, Professor Titular do Departamento de Filosofia da UERJ, Presidente da Sociedade Brasileira de Fenomenologia, autor de diversos livros como “Compreender Heidegger”, “A eternidade frágil” e “Tédio e Tempo”, além de tradutor de um grande conjunto de obras de pensadores alemães como Martin Heidegger, Max Scheler, Friedrich Nietzsche, Wilhelm Dilthey entre outros.

Com este minicurso, você terá oportunidade de estudo e o aprofundamento sobre a Terapia Existencial e a Daseinsanálise, como possibilidades da clínica psicológica, em seu modo particular de correspondência ao sofrimento humano na contemporaneidade. Casanova abordará o tema, compreendendo-o em sua articulação com as marcas do nosso tempo, que figuram demandas epocais às quais a prática clínica fenomenológico-existencial e hermenêutica responde de forma específica.

Algumas questões se colocam emergentes e serão discutidas no minicurso aqui proposto. Diante das perspectivas clássicas em Psicologia no que tange ao campo de compreensão dos transtornos existenciais e seus resultantes modelos de atuação na clínica, que espaços se abrem para a emergência de outro paradigma? Em que medida a terapia existencial se consolida como contraponto às perspectivas mais subjetivistas acerca das experiências humanas? Inclinando-se sobre o que há de mais próprio no modo de ser do ente humano, pode-se revisitar os habituais modos de compreender o seu sofrimento e, com isso, aceder a novos entendimentos no vasto campo da psicopatologia e da terapia? Em que medida o caráter de nosso tempo impacta em fenômenos como a ansiedade, a depressão, as neuroses do tédio, o vazio, entre outros?

Essas e outras interrogações serão refletidas pelo Prof. Casanova, filósofo, autor de vários livros no campo da Fenomenologia Existencial Hermenêutica e sua interface com a Psicologia, tradutor de importantes obras de pensadores alemães que versam sobre filosofia da ciência, teorias do conhecimento e ontologias.

Data e horário:

02/06/23 – das 14h às 18h (com coffee break)

Mundo e historicidade 3 é o terceiro volume das leituras fenomenológicas de Ser e tempo realizadas por Marco Casanova. Nesse terceiro volume, o filósofo e tradutor das obras de Martin Heidegger se dedica a uma leitura sistemática da introdução de Ser e tempo. Terminar o caminho de análise da obra com a introdução foi algo a princípio necessário pelas especificidades do projeto heideggeriano. A introdução, de alguma forma, pressupõe vários elementos que só serão desdobrados no interior do livro e mesmo em preleções posteriores à sua publicação. Ao mesmo tempo, ela transcende em muito o que está dito em Ser e tempo, na medida em que funciona como a exposição das bases da fenomenologia hermenêutica em suas múltiplas possibilidades. É isso que o leitor vai encontrar em mais uma análise minuciosa, linha a linha, do texto magistral de Ser e tempo. Um ciclo se fecha e outro se abre. É hora de voltar uma vez mais às origens.” (Sinopse extraída do site da Editora Via Verita)

Data e horário:

02/06/23

18h30 Recepção com coffee
19h Palestra
20h Discussão
20h45 Encerramento, venda de livros da Editora Via Verita e autógrafos do autor

Nestes eventos, alunos e ex-alunos dos cursos de pós-graduação da FAPSI terão desconto especial e ainda não pagam pela palestra caso se inscrevam nos dois eventos.

E para o público em geral, duas oportunidades muito acessíveis de aprofundar conhecimentos com o Prof. Casanova, bem aqui em Ribeirão Preto – SP.

INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 26 DE MAIO DE 2023.

Faça já sua inscrição – VAGAS LIMITADÍSSIMAS!

Para se inscrever, clique no botão abaixo e faça sua inscrição. As inscrições serão confirmadas após o pagamento do valor correspondente aos eventos que for participar, via PIX.

PIX da FAPSI para pagamento destes eventos:

Chave CNPJ 07.356.432/0001-89

 

Endereço de realização do evento:

02 de junho de 2023

Campus Sede da FAPSI

Rua Júlio Prestes, 959 – Ribeirão Preto – SP