O Brasil e a Saúde Mental

Pesquisa classifica Brasil no primeiro lugar em ranking

Pesquisa revela que o Brasil é o primeiro entre o ranking, entre 30 países, em preocupação com Saúde Mental

A pesquisa sobre Saúde Mental, foi realizada pela empresa Ipsos, uma das mais renomadas no mundo,  foi divulgada neste mês. Ela mostra que 75% dos entrevistados no Brasil pensam com frequência na própria saúde mental, enquanto a média mundial fica em 53%.

As pessoas entrevistadas estão na faixa etária variante de 16 a 74 anos. O questionário foi enviado online, portanto à população com acesso à Internet.

Os outros dois países, logo abaixo do Brasil, são a África do Sul e Colômbia. Já os entrevistados que menos se preocupam com saúde mental são os da Rússia, Coreia do Sul e, finalizando a lista, da China.

 

Para grande parte dos participantes desta pesquisa, a causa da maior inquietação sobre a saúde mental foi a pandemia.  A Covid teria trazido dúvidas sobre o futuro, medo da doença e da perda de pessoas queridas, além da piora da situação financeira. Em nível global, que mais se preocupa são as mulheres e os jovens.

Segundo outra pesquisa feita pelo IPEC, a pedido da farmacêutica Pfizer, a Covid, para os jovens brasileiros, foi um dos motivos de agravamento de transtornos mentais.

Entre os entrevistados, com idades de 18 a 24 anos, 58% relataram tristeza; 53%, irritação; e 45% sofrerem de insônia.  Para a maioria dos entrevistados, de maneira geral, os transtornos mentais devem ser levados a sério e a procura por especialistas da área de psicologia ou da psiquiatria pode ajudar.

Nós, da Fapsi, tendo vista a importância do assunto, temos uma série de lives sobre saúde mental, onde abordamos esse e outros temas com especialistas. Acompanhe a série inédita Aqui.

Leave a Comment