NÚCLEO DE ATENDIMENTO E ACOLHIMENTO PSICOSSOCIAL DA FAPSI – FACULDADE PSICOLOG (NAPS FAPSI)

O Núcleo de Atendimento e Acolhimento Psicossocial da FAPSI (NAPS FAPSI) consiste em um projeto desenvolvido por uma equipe multidisciplinar que atende discentes, docentes, coordenadores, gestão dos campi e até mesmo potenciais futuros alunos. Tem como objetivo identificar eventuais dificuldades de aprendizagem, dúvidas e ansiedades do aluno para, em seguida, orientá-lo quanto aos hábitos de estudo, carreira e aconselhamento profissional bem como para eventuais encaminhamentos que se fizerem necessários, além da implantação e consolidação de políticas e ações inclusivas, por meio da eliminação de barreiras atitudinais, arquitetônicas, metodológicas, comunicacionais, instrumentais e digitais enfrentadas pela comunidade acadêmica, criando, dessa forma, condições de acessibilidade e permanência das pessoas com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Alta Habilidade e Superdotação.
São realizadas pelo NAPS FAPSI as seguintes ações:
Atendimento Receptivo: acolhimento, escuta, atendimento ou direcionamento do aluno para outros profissionais, e acompanhamento; atendimento e auxílio ao docente em relação à adequação das práticas pedagógicas que atendam ao aluno com necessidades educacionais especiais.
Conversa com o NAPS: estabelecimento de contatos com os Colaboradores da Unidade, para apoio emocional, em especial durante e após a pandemia, fortalecendo o sentimento de pertencimento.
Atividades Coletivas: realização de eventos virtuais e/ou presenciais que orientem e/ou sensibilizem à comunidade acadêmica e à sociedade em seu entorno, sobre as dificuldades de aprendizagem e as variáveis que permeiam o processo de acolhimento e inclusão.

Objetivos:
Promover e sensibilizar a acessibilidade arquitetônica, atitudinal, pedagógica, comunicacional e digital para estimular o desenvolvimento de uma cultura inclusiva, que quebre preconceitos, estereótipos e discriminações.
Garantir o atendimento psicopedagógico institucional no campus da FAPSI, via atendimento virtual agendado.
Promover o esclarecimento da comunidade acadêmica quanto à legislação brasileira para pessoas com deficiência Lei n° 13.146/2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência.
Fornecer assessoria aos diversos órgãos da Instituição, com relação às questões que envolvem acessibilidade e inclusão.
Propor projetos, programas, ações, equipamentos, recursos, serviços e encaminhamentos que promovam o acesso, permanência e participação dos docentes, corpo técnico administrativo junto aos discentes com necessidade de atendimento diferenciado, inclusive articulando as atividades de ensino/pesquisa/extensão.
Orientação sobre a adequação e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICS pelos estudantes com deficiência.
Contribuir para a formulação de práticas e políticas pedagógicas no âmbito da educação inclusiva e acessibilidade.
Promover cursos de formação continuada para docentes e colaboradores técnico-administrativos, voltados para o Atendimento Educacional Especializado – AEE, proporcionando acesso à literatura e informações e qualificando-os para um atendimento adequado.
Orientar os coordenadores e colaboradores para que informem ao NAPS FAPSI, no início de cada semestre, sobre a existência de alunos com deficiência, sugerindo um contato dos mesmos com o Núcleo.
Apoiar a Profissionalização, Empreendedorismo e Extensão Comunitária, por meio do atendimento aos egressos dos cursos da FAPSI, atendimento e monitoramento de orientação vocacional e de escolha de carreiras e profissões.
Orientar a participação de alunos em processos de recrutamento, seleção e entrevista de trabalho e emprego. Assim como, realizar atendimento orientativo de empregabilidade para busca por recolocação profissional, formas e modos de apresentação, demonstração de atitudes e comportamentos, organização de documentos, bem como de elaboração de curriculum vitae.
Realizar reuniões periódicas com empresas e instituições que recrutam os egressos dos cursos da FAPSI. Orientar e promover atividades de empreendedorismo social e de negócios.
Promover a participação de alunos, docentes e tutores em atividades e programas de extensão universitária e comunitária.
Orientar e apoiar, incentivar e promover visitas técnicas a empresas, órgãos governamentais, museus, eventos culturais, musicais, artísticos, entre outros eventuais atendimentos a partir de demandas que se apresentarem, e que tenham o NAPS como serviço de apoio.
Orientar a participação de alunos, docentes e tutores em atividades de Pesquisa, Iniciação Científica, Monitoria Acadêmica e trabalhos de Conclusão de Curso, atividades de pesquisa institucional, programas de iniciação científica e monitoria acadêmica da FAPSI.
Orientar e incentivar a participação de alunos, docentes e tutores em Programas de Bolsas de Iniciação Científica e de Iniciação à Docência, ofertados pelos órgãos públicos federais, estaduais e municipais (como as Bolsas de Auxílio à Pesquisa da FAPESP, do CNPq, do PIBID/MEC, entre outros).
Orientar alunos sobre acessibilidade e participação em Programas Sociais Governamentais como Financiamento estudantil (FIES), Programa Universidade para Todos (PROUNI) e outros que venham a ser instituídos e que tenham a adesão e o convênio de cooperação firmados com a FAPSI.

Composição:
Núcleo de Atendimento e Acolhimento Psicossocial da FAPSI (NAPS FAPSI) é constituído por profissionais Psicólogos, Pedagogos, Psicopedagogos, Neurocientista, Intérpretes de libras.

Atendimento e Contatos:
O atendimento poderá ser feito de forma remota por instrumentos virtuais seguros e poderá ser agendado através de formulário ou e-mail: naps@fapsi.edu.br
Formulário de Agendamento de Atendimento: https://forms.gle/kbaVoCVLmg1ziA6XA