5 perguntas sobre uma especialização

Uma das melhores formas de se conseguir ter uma posição melhor no mercado de trabalho é fazendo uma pós-graduação, seja no modelo lato sensu ou no stricto sensu.
O problema é que muita gente não sabe diferenciar os modelos de estudos e como tudo funciona. Por isso, o PSICOLOG fez essa lista com as principais perguntas sobre especialização. Confere ai:

O que é uma pós-graduação?
Uma pós-graduação é o curso que um profissional faz depois do término da graduação. Pode ser no modelo lato sensu (especialização ou MBA) ou no modelo stricto sensu (mestrado e doutorado).

O que é uma especialização?
A especialização é uma forma de estudo para se aprofundar mais em algum tema. No final, se aprovado, o aluno recebe o título de especialista em determinado assunto.

Especialização e MBA são a mesma coisa?
Não. Enquanto o MBA é uma forma de aperfeiçoamento em alguma área, a especialização é um estudo mais profundo sobre o tema que te torna um especialista.

Como eu faço para me inscrever em uma especialização?
Primeiro, o candidato PRECISA ter o diploma e o histórico da graduação em mãos. Sem eles não é possível se cadastrar. Além disso, também é necessário entregar uma série de documentos na faculdade escolhida.

Quanto tempo dura uma especialização?
O curso deve ter, no mínimo, 360 horas. Isso é referente ao Brasil. A quantidade de horas pode variar em outros países.

Com um curso de pós-graduação posso atuar em uma área diferente da qual me formei?
Não. O que determina a área de atuação é a graduação. A pós-graduação não irá autorizar você a exercer funções que dependam de habilitação por meio da graduação.

Leave a Comment