OUTUBRO ROSA – câncer de mama tem cura

Câncer de Mama 2021

O autoexame revela quaisquer mudanças na sua mama

Este é o mês que se atribui atenção especial ao câncer de mama. A doença atinge principalmente as mulheres e, raramente, os homens que representam apenas 1% dos casos.

No Brasil, segundo o Instituto do Câncer, o INCA, o câncer de mama é a primeira causa de morte de mulheres. A estimativa para este ano de 2021 é de 66.280 novos casos no país.

Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama

O câncer de mama, se diagnosticado precocemente, tem o tratamento menos invasivo e a possibilidade de cura é grande. Uma das maneiras de identificar o tumor, é o chamado autoexame ou autoconhecimento.

Uma vez por mês, é importante que a mulher, desde a adolescência, toque nas mamas, procurando conhecê-las com intimidade. Pode ser durante o banho, com a mão encostada na parte de trás do pescoço. Deslize a mão contrária por toda a mama e axila, descobrindo todas suas particularidades. Faça a mesma ação na outra mama.

Sintomas

Se você sentir alguma alteração, algum nódulo, procure imediatamente um mastologista ou ginecologista. Faça também os exames anuais que seu médico pedir, normalmente a partir dos 40 anos, como mamografia e ultrassom.

Outros sintomas também devem ser observados como: pele da mama avermelhada ou parecida com uma casca de laranja, saída de líquido e alterações nos mamilos.

Tratamentos para o Câncer de Mama

São vários os tipos de câncer e o tratamento deve ser individualizado. Basicamente existem o tratamento localizado, com cirurgia e radioterapia, e o tratamento sistêmico que inclui quimioterapaia, hormonoterapia e terapia biológica.

Descubra-se

A melhor prevenção é conhecer suas próprias mamas. Cuide-se! Ame-se!

Leave a Comment