O que é arte terapia e o que faz um arte terapeuta?

A arte terapia consiste em utilizar a arte para auxiliar no tratamento dos pacientes com diversos tipos de transtornos.

Por mais que seja uma forma de tratamento recente no Brasil, já que se tornou uma técnica efetiva há aproximadamente 20 anos, a arte terapia surgiu no meio do século XIX na Europa.

A arte terapia consiste em utilizar a arte para auxiliar no tratamento dos pacientes com diversos tipos de transtornos. Normalmente se utiliza de pintura, barro, colagem, artes cênicas como a atuação, contos, teatro da lembrança, jogos de função, marionetes, música, dança e escrita.

Já o arte terapeuta é o profissional que trabalha com a arte terapia. Cabe a esse profissional estudar a melhor estratégia para o paciente, já que são muitos os caminhos a serem explorados, como a pintura, dança, escrita, canto, desenho, música e vários outros.

O arte terapeuta precisa fazer o acompanhamento da evolução do paciente, para entender se a arte escolhida está trazendo resultados satisfatórios e melhora em sua saúde. Ele também é responsável por fazer o paciente se sentir à vontade para se expressar através dessa arte.

Por fim, esse profissional é muito importante para ajudar a melhorar a saúde mental da pessoa, e por isso esse tipo de tratamento e esse tipo de profissional está sendo cada vez mais requisitado no mercado.

Leave a Comment