Acabei de me formar: já é hora de fazer uma especialização?

Uma das maiores dúvidas dos profissionais de qualquer área do mercado de trabalho é saber em qual momento é necessário voltar a estudar.

Não existe uma conta certa, do tipo: com 5 anos de formado, é preciso fazer um aperfeiçoamento ou uma pós-graduação na sua área. Cada profissional é responsável por decidir qual é o melhor momento de voltar aos estudos.

Nesse momento de decisão é que a maioria dos recém-formados ficam na dúvida: é melhor adquirir experiência antes de voltar a estudar ou é melhor já iniciar a pós-graduação logo após a formatura?

Como foi dito no início do texto, não existe uma fórmula que seja assertiva para todos, porém, o momento em que o mercado de trabalho está pode ajudar na tomada de decisão.

Os profissionais recém-formados tem um grande obstáculo a enfrentar. O mercado de todas as áreas está cada vez mais competitivo e ser um profissional com pouca experiência e nenhum diferencial não trará um bom emprego.

Esse é um dos diferenciais que um profissional com mais tempo de carreira tem. Ele estará à frente nas candidaturas por já ter experiência porém, sem estar atualizado com as tendências da área, esse diferencial também é vago.

Por isso é importante sempre considerar a especialização como uma forma de se destacar no mercado, mesmo sendo recém-formado. Uma especialização pode abrir muitas portas e vai gerar bastante conhecimento novo sobre a área escolhida.

Leave a Comment