Atendimento psicológico online: entenda como funciona.

Sessões de terapia são ambientes onde as pessoas expressam, através do diálogo, frustrações, pensamentos, vontades e outras situações da vida. O intuito do encontro com o terapeuta é buscar entender os problemas dos pacientes e aplicar intervenções, além de ser um momento reservado e que ocorre somente de forma presencial ou, pelo menos, ocorria.

Em 2012 foi autorizada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) a realização de orientações online, limitadas a 20 sessões e um assunto específico. No ano de 2018 a resolução foi atualizada e passaram a ser permitidas consultas online, inclusive de terapia. Os profissionais que desejam atender no novo formato precisam estar cadastrados na plataforma do Conselho Regional de Psicologia e atender a todos os requisitos necessários.

Como são feitos os atendimentos

A terapia online pode ser realizada através de plataformas de vídeo, como Skype e Hangouts, e até por mensagem. É uma forma segura de atendimento já que as plataformas permitem uma conversa totalmente sigilosa, e o que realmente determina o bom resultado da terapia é a interação entre o paciente e o profissional, que pode tranquilamente ser estabelecida virtualmente.

Funciona mesmo?

Além de ser confiável e ter a mesma eficácia da consulta presencial, a terapia online possui algumas vantagens que podem determinar a escolha dos pacientes por essa opção. Por ser um encontro feito através de plataformas virtuais o serviço proporciona atendimentos de valor reduzido em relação ao método tradicional. Outro ponto a ser levado em consideração é a economia de tempo e dinheiro com o transporte e a praticidade de poder se consultar de onde você estiver.

Qualquer pessoa com acesso à internet pode ter suas consultas de terapia online com um profissional de sua confiança, exceto em casos de urgência e emergência, ou de indivíduos que estejam passando por momentos de crise. Nessas situações o atendimento deve ser feito presencialmente.

A terapia online traz benefícios aos terapeutas e também aos pacientes. Para os profissionais é uma possibilidade de atender mais casos e ampliar o serviço prestado. E para as pessoas traz praticidade.

Para saber mais sobre como se cadastrar e as normas para realizar o atendimento psicológico online, acesse: https://site.cfp.org.br/coronavirus-comunicado-sobre-atendimento-on-line/ .

Leave a Comment