A FAPSI atua de forma integrada e articulada entre Ensino de Graduação e Pós-graduação, Pesquisa Institucional e Iniciação Científica, Extensão Universitária e Treinamentos corporativos. Suas atividades formativas são ofertadas nas modalidades Presencial e a Distância(EaD), distribuídas em seu Campus Sede de Ribeirão Preto – SP e demais Polos de Apoio Presencial de Educação a Distância, localizados nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

As atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAPSI são organizadas de modo integrado e articulado, com base em seus projetos pedagógicos de cursos e em suas práticas formativas e de reflexão científica.

As políticas institucionais de ensino de graduação, pós-graduação e extensão constam do PDI/FAPSI e integram os projetos pedagógicos dos cursos.

Como diferencial formativo, a FAPSI inclui, de forma obrigatória em seus projetos pedagógicos e matrizes curriculares, além das disciplinas (unidades curriculares), os seguintes componentes:

• Trabalho de Conclusão de Curso
  • Projeto Integrador Multidisciplinar
  • Estágio Curricular Supervisionado
  • Atividades Complementares.

Como permanente produção de criação e produção científica, a FAPSI parte de seus projetos pedagógicos formativos tendo como base e abrangência suas linhas de pesquisas institucionais, em processo de desenvolvimento.

No compromisso de desenvolvimento de suas práticas investigativas, a FAPSI concentrará seus esforços nas linhas de investigação científica e de pesquisas abaixo identificadas, sem prejuízo da adoção de outras linhas investigativas que eventualmente venham a se projetar e tomar corpo em amadurecimento ao aperfeiçoamento de suas capacidades e competências formativas:

I. Na área das Ciências Humanas:

• Linha de Pesquisa: Comportamento Humano Contemporâneo e Realidade Social.

II. Na área das Ciências Sociais Aplicadas:

• Linha de Pesquisa: Trabalho, Gestão e Ontologia Social.

III. Na área das Ciências da Saúde:

• Linha de Pesquisa: Neurociências, Cognição e Sistemas de Saúde.

As linhas de Pesquisa Institucional da FAPSI terão suas áreas de concentração de estudos e investigações instituídas e desenvolvidas com base na dinâmica das experiências formativas e curriculares dos pesquisadores, docentes, tutores e discentes que se vincularem à FAPSI.

As Áreas de Concentração Investigativas a serem instituídas no âmbito das Linhas de Pesquisas deverão respeitar obrigatoriamente as concepções dos Projetos Pedagógicos de Cursos de graduação e pós-graduação em operação na FAPSI, de forma prioritária, reservando-se, secundariamente, esforços para instituição de áreas de concentração que potencialmente desenvolverão novos cursos de processos formativos.

Com o intuito de atender às finalidades e objetivos da Pesquisa Institucional e da Iniciação Cientifica, a FAPSI poderá instituir estímulos às referidas atividades, através das seguintes principais diretivas, sem prejuízo de outras que venham a ser institucionalizadas:

1. conceder incentivos na forma de bolsas de pesquisa e de iniciação científica;
  2. apoiar a formação de pessoal docente e tutores em cursos de pós-graduação;
  3. oferecer apoio financeiro e demais recursos materiais e imateriais para desenvolvimento das atividades investigativas;
  4. disponibilizar assinatura de acordos ou convênios de cooperação com instituições e entidades potencialmente parceiras;
  5. disponibilizar acervo bibliográfico específico;
  6. promover intercâmbio com instituições científicas, visando a incentivar os contatos entre pesquisadores, para desenvolvimento de projetos comuns;
  7. estimular e apoiar a divulgação dos resultados das pesquisas realizadas;
  8. estimular a realização de eventos destinados ao debate de temas científicos ou culturais;
  9. ofertar concessão de incentivos funcionais à produção científica e cultural;
  10. viabilizar a montagem e/ou melhoria de laboratórios e núcleos de pesquisa;
  11. conceder outros apoios e iniciativas em estímulo às atividades investigativas.

As atividades de extensão universitária da FAPSI são organizadas e planejadas com a participação de alunos, docentes e tutores, com base na seguintes referenciais:

1. Extensão Universitária de Caráter Científico: são as atividades realizadas com base em critérios científicos e que transbordam para a sociedade a partir dos planos de ensino dos cursos da FAPSI, de seus programas e cursos de graduação e pós-graduação, em rigoroso atendimento às normas de produção científica adotadas e convencionadas na comunidade científica;
  2. Extensão Universitária de Caráter Comunitário: são as atividades realizadas com base na prestação de serviços à comunidade em geral, com base nas iniciativas propostas e realizadas no âmbito dos cursos de graduação e pós-graduação, além das iniciativas propriamente institucionais da FAPSI.