A importância de detectar transtornos de aprendizagem em jovens

Hoje em dia temos muitos tipos de transtornos de aprendizagem, como TDAH, TEA, TOD ou DI. Normalmente os psicólogos são os responsáveis por fazer o diagnóstico de transtornos de aprendizagem em jovens.

O processo de detectar transtornos de aprendizagem em jovens não é um processo fácil, porém, é extremamente necessário. Se o diagnóstico é dado logo no início, as chances de um tratamento dar certo é maior. Com esse diagnóstico em mãos, os psicólogos precisam elaborar a melhor estratégia de intervenção clínica para aquele paciente.

Isso pode mudar completamente a vida daquela criança/adolescente, pois com o tratamento certo, ela/ele poderá ter uma vida normal quando se tornar um adulto.

Outro ponto importante é de que a maioria dos pacientes são crianças, e por isso o psicólogo precisa estar preparado para lidar com questões como: escola, pais e familiares, métodos diferenciados para que a criança se sinta a vontade com o tratamento, entre outras coisas.

Pensando na importância no reconhecimento e no acolhimento de pessoas com transtornos de aprendizagem, a Fapsi, Faculdade Psicolog, criou uma especialização em Educação Especial e Inclusiva. Confira essa especialização aqui.

Leave a Comment