Apresentação

Dando vida à sua missão, a FAPSI acredita que a EXTENSÃO é um importante pilar para a atividade universitária e a materialização dos princípios da Responsabilidade Social da Instituição.

Através da EXTENSÃO construímos laços entre a instituição e a comunidade em que estamos inseridos, promovendo importante transformação social, cultural e ambiental, buscando geração de novas alternativas para resolução de questões vivenciadas cotidianamente, com melhorias de serviços prestados e pensados para nossa realidade.

Por meio da EXTENSÃO, acreditamos proporcionar à toda a comunidade acadêmica uma vivência enriquecedora e necessária à complementação do ensino promovido em sala de aula, articulando teoria e prática.

Como Participar

As atividades de Extensão são abertas à participação de todos os alunos e docentes da FAPSI.

O Programa de Extensão da FAPSI divulga 2 tipos de Editais:

  1. Semestralmente: edital para Atividades de Extensão
  2. Anualmente: edital para Projetos de Extensão

Os professores da FAPSI são responsáveis pela elaboração das propostas e os estudantes podem se integrar a tais propostas como voluntários.

Lista de Editais

  • 02/2021 – 01/2022 Edital de Bolsas de Auxílio à Projetos de Extensão – clique AQUI
  • 02/2021 Edital de Atividades de Extensão – clique AQUI
  • 01/2022 Edital de Atividades de Extensão – clique AQUI
  • 02/2022 Edital de Atividades de Extensão – clique AQUI

Todos ganham com a Extensão!!

Estudante: amplia sua visão de mundo a partir da experimentação concreta dos saberes adquiridos na academia, obtendo crescimento intelectual e amadurecimento profissional, além de receber horas referentes às Atividades Complementares.

Professor: elabora conhecimentos de forma articulada com a realidade social, ambiental e cultural, bem como com o mundo do trabalho.

Comunidade: oferece sua experiência e recebe a atenção do meio acadêmico, a fim de interpretar e realizar possíveis intervenções que qualifiquem o seu cotidiano.

O trabalho voluntário é muito bem-vindo! Através das suas atividades de Extensão e Responsabilidade Social, a FAPSI, enaltece o espírito de colaboração e o compromisso de desenvolvimento da sociedade.

Contato e Informações: cppe@fapsi.edu.br

Projetos de Extensão da FAPSI

RH LAB

 

Apresentação

 

O RH LAB é um ambiente voltado para atividades que envolvem observação, experimentação, oficinas, produção de conhecimentos e prestação de serviços à comunidade, com o propósito de favorecer a relação entre teoria e prática, aliando o conhecimento específico à experiência concreta na área de gestão de pessoas e negócios.

Por meio de atividades práticas, parcerias formais e informais, o RH LAB do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da FAPSI envolve estágios curriculares nãoobrigatórios, vínculos com empresas, instituições e lideranças comunitárias, visitas técnicas, projetos acadêmico-sociais, buscando contribuir com o desenvolvimento de atividades de ensino pautadas no aprendizado concreto e ativo, contribuindo também com atividades de pesquisa e extensão, propiciando aos alunos a observação e vivência de condições adequadas para a prática de mercado e sua inserção no mundo.

Responsável: Coordenação de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão (CPPE)
Contato: cppe@fapsi.edu.br

Projetos Vinculados

Proposta e Objetivo: este projeto pressupõe que o empreendedorismo sustentável se apresenta como uma necessidade a ser alcançada, por meio de recursos criativos voltados a soluções administrativas, produtivas e comerciais inovadoras, e que sejam ambientalmente sustentáveis. Busca identificar as principais características e atitudes que possam contribuir para desenvolver o processo empreendedor ambientalmente comprometido, numa perspectiva “eco friendly”.

Procedimentos: organização de sequências de debates, palestras e rodas de conversa com empresários e empreendedores de diversos ramos e atividades, trazendo a perspectiva da sustentabilidade. As atividades são desenvolvidas em formato de Podcast. Além da participação da comunidade interna, as atividades estão fortemente voltadas para a comunidade externa.


Profa. Responsável: Renata Canalles

Proposta e Objetivo: este projeto nasce da visão institucional de que a cultura, os valores e princípios da FAPSI, devem permear a rotina acadêmica bem como serem difundidos em toda a comunidade. Tem por objetivo fomentar o bom andamento dos estudos e o desenvolvimento da vida acadêmica de forma integral, numa perspectiva holista voltada para a vivência das diversidades, da inclusão, da humanização, do acolhimento, da tolerância, enfim, do bom relacionamento humano.

Procedimentos: organização de sequências de debates, palestras e rodas de conversa em formato de Lives e Podcasts, envolvendo temas sempre voltados à defesa da dignidade da pessoa humana. Além da participação da comunidade interna, as atividades estão fortemente voltadas para a comunidade externa.


Profa. Responsável: Elizabete David Novaes

Proposta e Objetivo: este projeto tem como proposta o treinamento e desenvolvimento de recursos humanos visto como elemento essencial para manter uma empresa competitiva no seu segmento de atuação e aprimorar seus funcionários. Toma como centrais aspectos como: pontualidade;apresentação pessoal, espírito de equipe; comprometimento com os resultados; capacidade de liderança; nível de conhecimento técnico; entre outros. Tem por objetivo disseminar processos de treinamento que sejam capazes de motivar e promover funcionários mais ágeis, produtivos e eficientes em seu trabalho.

Procedimentos: formação de equipes de alunos sob coordenação de um professor responsável voltado a orientar atividades voltadas para a prática de oficinas e trocas de experiências. A partir da avaliação de empresas e, com base nos resultados obtidos, são definidos conhecimentos, habilidades e atitudes que devem ser melhorados, estruturando um processo de treinamento.


Profa. Responsável: Kelly Cristina Vieira

Proposta e Objetivo: este projeto tem como ênfase a importância das carreiras profissionais como resultado da construção de um projeto de vida. Busca fomentar propostas de ação, intervenção social e conscientização de estudantes e demais cidadãos a respeito da formação de habilidades sociais voltadas ao trabalho, a importância da prática empreendedora e a defesa da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Procedimentos: atividades realizadas por equipes formadas pela comunidade acadêmica interna e externa (alunos de escolas de ensino médio e técnico), sob orientação do professor responsável, pautadas numa abordagem inovadora e transformadora, voltadas para as demandas e tendências do mercado.

Prof. Responsável: José Urbano Brocchado Jr.

Eventos e Programação

Egressos e Carreiras

Aqui você encontra os depoimentos de egressos da FAPSI e de outros profissionais de Recursos Humanos e áreas afins, falando a respeito da profissão, tendências do Mercado de Trabalho, dicas, conselhos e possibilidades futuras.

Filmes e Carreiras

Participe das sessões de cinema seguidas de debates sobre filmes destacados que tratam de carreiras de sucesso, resiliência, determinação, ética profissional, etc.

Vídeos sugeridos:
• A Fraude (1998)
• Enron – Os mais espertos da sala (2005)
• O Desinformante (2009)
• Uma Manhã Gloriosa (2010)
• Jiro Dreams of Sushi (2011)
• Contra o Sol (Against the sun/2014)
• Um Senhor Estagiário (2015)

Leituras sobre Educação Corportiva

Aqui você encontra sugestões de leituras bem como produções de docentes e discentes acerca do tema da educação corporativa, gestão de pessoas, relações e recursos humanos nas organizações.


• Educação corporativa: Uma reflexão sobre a absorção, criação, disseminação e retenção de conhecimentos nas organizações – https://www.revistaespacios.com/a17v38n20/a17v38n20p36.pdf


• Educação corporativa: A proposta empresarial no discurso e na prática – https://www.scielo.br/j/edur/a/bzjd7jLpWtt4FYXgQ86WPZM/?lang=pt

• A educação corporativa e a gestão do conhecimento. XI Congresso Nacional de Excelência em Gestão – https://www.inovarse.org/sites/default/files/T_15_042M.pdf

Vagas e Oportunidades

Confira a divulgação de links de empresas e contatos referentes a vagas e oportunidades no mercado de trabalho (para estágios e empregos).

CLÍNICA-ESCOLA DE PSICOLOGIA

Apresentação


A Clínica Escola de Psicologia mantida no âmbito da FAPSI é um espaço de atuação dos alunos dos cursos de pós-graduação em atendimento clínico, sendo também credenciada para reconhecimento de atividades de estágio supervisionado dos alunos do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, que atuam como voluntários. O projeto existe desde 2005, e conta com uma equipe formada por professores supervisores, psicólogos e estudantes de psicologia, dedicando-se a atender demandas nas modalidades de psicoterapia individual, passando por procedimentos prévios de triagem, entrevistas de acolhimento e avaliação psicológica.

Contato e-mail: secretaria@fapsi.edu.br

Proposta e Objetivos

A Clínica Escola de Psicologia da Faculdade PSICOLOG integra-se à defesa de processos constitutivos das práticas de produção e promoção da saúde mental. Para tanto, oferece atendimento psicoterápico, realiza serviços de avaliação neuropsicológica à comunidade de Ribeirão Preto – SP e região, devidamente encaminhados pelo Hospital das Clínicas da USP/Ribeirão Preto – SP, Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto – SP e Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.

Com este tipo de estruturação da Clínica de Psicologia, a FAPSI oferta serviços e profissionais em prol do desenvolvimento de ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, propiciando uma conexão entre a Instituição de Ensino, os futuros profissionais e a comunidade local.

Desenvolvida como projeto de extensão, a clínica-escola de psicologia tem como objetivos:

• promover atividades de ensino, pesquisa e extensão;
• promover capacitação aos alunos através de condições efetivas de experiência profissional, sob orientação de um professor responsável;
• acolher a comunidade externa que busca os serviços.

Procedimentos

Atendimento comunitário de psicoterapia; atendimento presencial; atendimento clínico individualizado; sessões semanais, mediante agendamento, em horários de funcionamento da IES. Reuniões de supervisão dos atendimentos dos estagiários e psicólogos pelo professor supervisor.

Público Alvo

Crianças, adolescentes, adultos, casais e famílias.

Atividades de Extensão da FAPSI

JUNHO/2020

08/junho – LIVE – tema: “Mantendo equipes motivadas e com dimensionamento adequado durante e após a pandemia” Profa. Bárbara Lespinasse Sampaio – https://www.youtube.com/watch?v=NGdRAkW6DcQ&list=PLn3KPAUZjpZCJ-DEQKKgReivuaoBuBWyI&index=1

22/junho – LIVE – tema: “Cuidar de gente durante a crise: quebrando os próprios paradigmas” Ruben A. Bonomi Guimarães https://www.youtube.com/watch?v=V8pC2IdXgv8&list=PLn3KPAUZjpZCJ-DEQKKgReivuaoBuBWyI&index=3

 

JULHO/2020

23/julho – Curso gratuito- Profa. Barbara Lespinasse Sampaio – tema: “Pandemia S.A. O papel do RH no combate ao coronavírus” – O que toda empresa deve saber e fazer em casos de ameaça à saúde coletiva –http://34.193.225.240/curso/pandemia-s-a-o-papel-do-rh-no-combate-ao-coronavirus/

 

SETEMBRO/2020

10/setembro – LIVE – Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio – Prof. André Bordini – https://www.youtube.com/watch?v=dj58DYZwVk4

 

NOVEMBRO/2020

20/novembro – WEBINAR – “Gestão e competências agile, na prática” – Prof. Dr. Pedro Martins https://www.youtube.com/watch?v=IzWh8E5dIIk

20/novembro – WEBINAR – Gestão estratégica na era das incertezas – Prof. Dr. Pedro Martins https://www.youtube.com/watch?v=iljYd8W4Ctg

26/novembro – WEBINAR – Produtividade e Performance exponencial – Prof. Dr. Pedro Martins https://www.youtube.com/watch?v=lk4KJhOM0nY

 

DEZEMBRO/2020

Vídeos institucionais FAPSI – ambientação e difusão da cultura institucional – história visão e missão da IES – https://www.youtube.com/watch?v=veEY5uNpJPw

Vídeos institucionais FAPSI – Depoimentos de alunos de pós-graduação para ambientação e acolhimento de ingressantes – https://www.youtube.com/watch?v=VuqARSOkUSU

 

MARÇO/2021

30/março – Aula Magna – Prof. José Eduardo Fernandes – “Gente & Gente – tendências para 2021”

 

ABRIL/2021

12/abril – LIVE- Lançamento do Livro “Tédio e Tempo” – Autor: Marco Antonio Casanova/Editora Via Verita. Mediação Profa. Dra. Isabel Cristina Carniel https://www.youtube.com/watch?v=N8ykVcvthag

28/junho – LIVE – tema: “Libras no contexto educacional e da Saúde” – Profa. Profa. Dra. Maria Georginna Marques Tonello

https://www.youtube.com/watch?v=cl5_Ucxlq-Q

MAIO/JUNHO/2021

Semana de RH

31/MAIO – Gilberto Tadeu Shinyashiki – “Business partner no contexto atual”

01/JUNHO – Fabiola Molina – “Tenha um currículo conquistador de vagas e garanta seu processo seletivo”

02/JUNHO – Viviane Mishima – “Trabalho remoto e as TICs: novos desafios do RH”