Psicologia Clínica Fenomenológico-Existencial: filosofia e psicologia unidos para trazer conhecimento
Quando unimos os assuntos filosofia e psicologia, o normal já é pensar em Psicologia Clínica Fenomenológico-Existencial, também chamada carinhosamente de “fenô”. Nessa área do conhecimento é comum pensar que tudo o que acontece com os pacientes tem um motivo, e cabe à todos descobrir essa origem para solucionar algum problema.
Estudar sobre as psicopatologias que podem afetar a vida das pessoas também fez parte da fenô. Entender o que leva a pessoa a construir a sua personalidade de tal forma e analisar o comportamento e atitudes tomadas pelo paciente são algumas das maneiras para conseguir um bom diagnóstico para a realização de um tratamento.
A filosofia e seus questionamentos sobre tudo e todos – inclusive sobre a existência – pode se tornar uma grande aliada dos psicólogos. Esse é um assunto delicado e quem trabalha nessa área deve estar bem capacitado para atender as demandas do paciente.
Já ouviu falar em psicopatologia? Essa é uma área do conhecimento que objetiva estudar os estados psíquicos relacionados ao sofrimento mental, ou seja, é uma parte da psicologia clínica que está na base da psiquiatria.