ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

 

O curso de Especialização Lato Sensu em Educação Especial e Inclusiva tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos profissionais que desejam atuar nas áreas da educação e saúde de pessoas com deficiências e com desenvolvimento atípico. O curso oferece uma abordagem teórica multidisciplinar e recursos práticos para atuação profissional. As disciplinas apresentam estratégias baseadas em evidências científicas e fundamentadas na análise do comportamento. O currículo deste curso oferece conteúdos relevantes no desenvolvimento de profissionais capacitados para atuar nas diversas dimensões da Educação Especial e Inclusiva. O curso é autorizado pelo MEC, com certificado de Especialização válido em todo o território nacional, obedecendo a todas as exigências legais do Ministério da Educação (MEC), conforme resolução 01/2007 do CES/CNE (Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação).

Descrição do Curso

O curso de Especialização Lato Sensu em Educação Especial e Inclusiva tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos profissionais que desejam atuar nas áreas da educação e saúde de pessoas com deficiências e com desenvolvimento atípico. O curso oferece uma abordagem teórica multidisciplinar e recursos práticos para atuação profissional. As disciplinas apresentam estratégias baseadas em evidências científicas e fundamentadas na análise do comportamento. O currículo deste curso oferece conteúdos relevantes no desenvolvimento de profissionais capacitados para atuar nas diversas dimensões da Educação Especial e Inclusiva. O curso é autorizado pelo MEC, com certificado de Especialização válido em todo o território nacional, obedecendo a todas as exigências legais do Ministério da Educação (MEC), conforme resolução 01/2007 do CES/CNE (Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação).

Grade Curricular: 

O curso oferece um aprofundamento teórico em disciplinas que abordam dentro de um contexto multidisciplinar os fundamentos científicos da Educação Especial e Inclusiva. São também oferecidas atividades práticas em Educação Especial e Inclusiva com supervisão. O desempenho dos alunos é constantemente analisado através da frequência e avaliações periódicas das disciplinas. Os conteúdos curriculares se organizam em disciplinas em torno dos seguintes temas:

  • Educação Especial: contextos históricos.
  • Políticas educacionais e funcionamento da Educação Especial e Inclusiva.
  • Princípios da aprendizagem e desenvolvimento humano aplicados ao ensino de crianças com deficiências.
  • Políticas públicas e legislação da Educação Especial e Inclusiva no Brasil.
  • Princípios básicos da análise do comportamento.
  • Contribuições da análise do comportamento no ensino de pessoas com deficiências.
  • Estudos do desenvolvimento atípico.
  • Protocolos para avaliação de habilidades no ensino de pessoas com deficiências.
  • Educação Especial e Inclusiva para pessoas com autismo baseada em evidências.
  • Educação Especial e Inclusiva para pessoas com deficiências intelectuais.
  • Linguagem, pensamento e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
  • Educação Especial e Inclusiva para pessoas com deficiências visuais.
  • Educação Especial e Inclusiva para pessoas com deficiências físicas.
  • Educação Especial e Inclusiva para pessoas com deficiências múltiplas.
  • Didática na Educação Especial e Inclusiva.
  • Educação Física Especial e Inclusiva para pessoas com atrasos no desenvolvimento baseada em evidências.
  • Prática de ensino na educação especial I – A educação física como ferramenta na educação inclusiva.
  • Prática de ensino na educação especial II – Organização de recursos pedagógicos e de acessibilidade.
  • Prática de ensino na educação especial III – Tecnologias na perspectiva da educação inclusiva.
  • Prática de ensino na educação especial IV – A música como ferramenta da educação inclusiva.
  • Metodologia da Pesquisa.

 

Coordenação do Curso: 

Profa. Dra. Maria Georgina Marques Tonello

Pós-doutorado pela Universidade Politécnica de Madrid UPM. Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar. Mestre em Educação Motora pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP. Licenciada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP. Coordenadora e docente da Especialização em Educação Especial e Inclusiva na FAPSI – Faculdade PSICOLOG.

Corpo Docente:

 

Acir de Matos Gomes

Doutor em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Mestre em Linguística pela Universidade de Franca. Especialista em psicanálise contemporânea. Especialista em Processo Civil pela FACON. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Franca. Pós-doutorado em andamento na PUC-SP. Mediador/Conciliador certificado pelo NUPEMEC/CNJ. Articulista do Jornal Diário Verdade. Autor dos livros: Discurso Jurídico, Mulher e Ideologia: uma análise da Lei Maria da Penha e União Homo afetiva: análise retórica e jurídica. Coordenador do Projeto de Retórica Jurídica Ibero-americana. Vice-Presidente da OAB -SP – 13ª subseção. Coordenador da Escola Superior da Advocacia – ESA- núcleo Franca.

Ailton Barcelos da Costa

Doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar. Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar. Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar. Pós-doutorado em andamento na Educação Especial pela UFSCar. Trabalha com Matemática Inclusiva, atuando principalmente no ensino para pessoas com deficiências visuais e para pessoas com deficiências intelectuais.

Alessandra Daniele Messali Picharillo

Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar. Graduada em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar. Doutorado em andamento na Educação Especial pela UFSCar. Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, ensino de matemática e aritmética.

Amanda Cristina dos Santos Pereira. 

Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar. Graduada em Educação Especial pela UFSCar. Especialista em Psicopedagogia Clínica pela FAVENI. Especialista em Análise do Comportamento Aplicada à educandos com transtorno do espectro do autismo e atraso no desenvolvimento (LAHMIEI/UFSCar). Doutorado em Psicologia em andamento na UFSCar. Atua como supervisora em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) de profissionais da saúde e educação.

Isadora Peresi Ferrari

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar. Especialista em Clínica Comportamental pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento – ITCR Campinas. Psicóloga pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar. Terapeuta comportamental e supervisora em clínica comportamental e ABA.

Izadora Ribeiro Perkoski
Mestre em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina UEL. Bacharel em Psicologia pela FEPAR. Doutoranda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar. Atualmente atua na sistematização de procedimentos para o desenvolvimento de jogos educativos; interface entre game design e análise do comportamento; desenvolvimento de procedimentos para avaliação de jogos educativos, desenvolvimento de softwares educativos, gamificação.

Juliana Setem Carvalho

Doutora em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo USP. Mestre em Psicobiologia pela Universidade de São Paulo USP. Especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva pelo IP-USP-SP. Psicóloga pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP. Realiza supervisão clínica em psicologia e atendimento psicoterápico na Faculdade PSICOLOG – FAPSI. Coordena o Curso de Especialização em Psicologia Clínica Analítico-Comportamental da FAPSI.

Lucelmo Lacerda de Brito

Doutor em Educação pela PUC-SP. Mestre em História pela PUC-SP. Especialista em Educação Especial, Inclusiva e Políticas de Inclusão. Historiador. Pós-doutorado em andamento na Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar. Pesquisa a representação da pessoa com TEA, Inclusão escolar, Mediação escolar em processos inclusivos. É autor do livro: Transtorno do Espectro Autista: uma brevíssima introdução.

Maria Georgina Marques Tonello

Pós-doutorado pela Universidade Politécnica de Madrid UPM. Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar. Mestre em Educação Motora pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP. Licenciada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP. Coordenadora e docente da Especialização em Educação Especial e Inclusiva na Faculdade PSICOLOG – FAPSI.

Melissa de Figueiredo Silva.

Mestre em Linguística pela Universidade de Franca. Graduação em Pedagogia pela Universidade de Franca. Especialização em Libras pela faculdade de Tecnologia, Ciências e Educação – FATECE. Graduação em Letras/Libras pela Faculdade Eficaz de Maringá/PR. Atuou como professor interlocutor de Libras – Secretaria da Educação Estadual de São Paulo. Atualmente atua como Auxiliar de inclusão no SENAI. Docente e intérprete de LIBRAS na Universidade de Franca.

Paulo Augusto Costa Chereguini

Doutor e Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar. Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, pela UFSCar. Graduado pela Universidade de Franca. Analista do comportamento pela Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC). Estágio em Centro de atendimento escolar para crianças e jovens com atraso no desenvolvimento social e comunicativo, em Riverside, CA (EUA). Fundador e proprietário do Modelo ExerCiência: Formação, Supervisão e Pesquisa em ABA ao exercício físico para pessoas com atraso no desenvolvimento (Educação Física Especial).

Sabrina David de Oliveira

Mestre em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos UFSCar. Graduação em Psicologia pela Universidade de Franca. Especialização em Neuropsicologia pela Divisão de Psicologia HC/USP – SP e Reabilitação Neuropsicológica pelo Centro de Estudos de Neurologia “Prof. Antônio Branco Lefèvre”- Instituto Central do Hospital das Clínicas – FMUSP. Doutorado em andamento na Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar.

Talita Dias da Silva

Pós-doutorado em Ciências da Reabilitação – Oxford/UK. Doutora em Medicina pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP, com período de estágio na Harvard TH Chan School of Public Health – Boston/EUA e visita técnica na Vrije University – Amsterdam/Holanda. Especialização em Aprendizagem Motora pela USP. Fisioterapeuta pelas Faculdades Metropolitanas Unidas FMU. Pós-Doutorado em andamento pela Universidade de São Paulo USP. Atua na área de reabilitação física com ênfase em fisioterapia neurológica, deficiência física, habilidades funcionais, mobilidade e desenvolvimento e aplicação de tarefas computacionais e realidade virtual na reabilitação.

Valéria Peres Asnis.

Docente na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia/Núcleo de Educação Especial e Libras – FACED/NEEL/UFU e coordenadora do grupo de Estudos e Pesquisas em Transtorno do Espectro do Autismo – GEPTEA/UFU. Doutora (com período Sandwich na Universidade do Minho/Portugal) com Pós-Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar. Mestre em Educação Especial – UFSCar. Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo – Lahmiei/UFScar. Pianista e Graduada em Licenciatura em Música -UFSCar e Pedagogia pela UNIFRAN.

Público-alvo:

Pedagogos, Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos, Profissionais de Educação Física, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Enfermeiros, demais profissionais da saúde e professores que queiram atuar no ensino especializado e inclusivo de pessoas com deficiências e com desenvolvimento atípico.

Carga Horária:

O curso tem duração de 20 meses, num total de 360 horas divididas em atividades teóricas (320 horas) e de práticas e supervisão (40 horas). Encontros mensais aos sábados.

Início:
Outubro de 2020.

Dia(s) do Curso: 
Sábados.

Horário: 
das 8h00 às 17h00.

Investimento:
20 parcelas de R$440,00 (desconto concedido para pagamento até o dia 10).

Local:
FAPSI – Faculdade PSICOLOG.

Informações: 
[email protected]
16 3878-0959

Outros: 
O curso será confirmado quando atingido o número mínimo de inscritos.

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