Lato Sensu
Este curso é para quem precisa de flexibilidade de horários e prefere organizar os estudos no seu ritmo. Você assiste as aulas teóricas diretamente em nossa plataforma digital com conteúdo e metodologia especialmente pensados para o aprendizado assíncrono, no formato de trilhas de aprendizagem, ricas em vídeos, textos, áudios e outros conteúdos.
As aulas práticas e as aulas as supervisões do atendimento neuropsicológico são transmitidas ao vivo.
A neuropsicologia busca diagnosticar e realizar o tratamento a partir da relação entre cognição, emoções, personalidade e comportamento do paciente. Para tanto, é preciso conhecimento teórico específico aliado à prática clínica, utilizando métodos experimentais ou clínicos. O neuropsicólogo pode trabalhar com pacientes que tenham ou não transtornos mentais, assim como com indivíduo que tenha algum tipo de sequela que envolve cérebro e cognição.
Quantos mais dados clínicos forem levantados, melhor o diagnóstico e a determinação de tratamento específico. Os grupos comuns alcançados pela neuropsicologia são:
– pessoas que tiveram o sistema nervoso central afetado por algum evento;
– Indivíduo que tenha dificuldade de adaptação para manejar a vida diária, seja profissional, social, estudantil ou familiar;
– pessoas atingidas por problemas bioquímicos ou elétricos cerebrais, prejudicadas cognitivamente ou mesmo nos lados comportamentais e afetivos.
Este curso visa:
– Preparar o profissional para a realização da anamnese neuropsicológica; para a seleção, aplicação, correção e interpretação de instrumentos para uma avaliação neuropsicológica adequada ao perfil do paciente.
– Desenvolver o raciocínio clínico, correlacionando os resultados da avaliação neuropsicológica com os dados da história, exames clínicos e de neuroimagem.
– Preparar o aluno para a elaboração do relatório de avaliação neuropsicológica e devolutiva ao paciente.
As funções neuropsicológicas são avaliadas por padrões em habilidades de atenção, percepção, abstração, processamento de informações, linguagem, memória, aprendizagem, raciocínio, afetividade, capacidade de organizar e manipular manualmente informações espaciais, funções motoras e executivas. Dessa forma, há como emitir laudo para fins clínicos e jurídicos.
Quanto mais dados clínicos forem levantados, melhor o diagnóstico e a determinação de tratamento específico. Os grupos comuns alcançados pela neuropsicologia são:
– pessoas que tiveram o sistema nervoso central afetado por algum evento;
– Indivíduo que tenha dificuldade de adaptação para manejar a vida diária, seja profissional, social, estudantil ou familiar;
– pessoas atingidas por problemas bioquímicos ou elétricos cerebrais, prejudicadas cognitivamente ou mesmo nos lados comportamentais e afetivos.
Com diagnóstico pronto, começam as intervenções para melhoras e adaptação do paciente. É comum trabalhar junto com familiares para que possam atuar na recuperação do indivíduo. Também ajudam para a inserção ou reinserção do paciente na sociedade, equipes multidisciplinares que terão dados fornecidos pelo neuropsicólogo para auxiliar no tratamento medicamentoso e processos jurídicos.
O neuropsicólogo utiliza testes, jogos offline e online e outros instrumentos com objetivo de avaliação do paciente e do desenvolvimento do tratamento. As atividades do profissional podem ocorrer em espaços diversos como clínicas, hospitais, atendimento domiciliar e instituições acadêmicas para pesquisas.
• Curso on-line pioneiro a incluir na carga horária a prática supervisionada.
• Atendimentos supervisionados de pacientes nas diferentes faixas etárias, em avaliação neuropsicológica.
• Corpo docente multidisciplinar, composto pelos mais conceituados especialistas, oriundos da Universidade de São Paulo, Universidade Federal de São Carlos, entre outras instituições de renome nacional e internacional.
• Datas das aulas on-line previamente estipuladas.
• O curso é autorizado pelo MEC, com Certificado de Pós-graduação Lato Sensu da FAPSI válido em todo o território nacional, obedecendo a todas as exigências legais do Ministério da Educação (MEC).
A Avaliação Neuropsicológica, só pode ser realizada por Neuropsicólogo pós-graduado nesta área, e avalia todas as funções cognitivas, tendo como objetivo auxiliar no diagnóstico médico, tirar dúvidas sobre determinados transtornos, contribuindo com o diagnóstico diferencial. O Neuropsicólogo levanta hipótese diagnóstica.
A Avaliação Neuropsicológica, trata-se de um procedimento que utiliza de testes neurológicos e psicológicos validados, específicos para as demandas do paciente, visando averiguar a presença de prejuízos em áreas cognitivas, como atenção, memória, linguagem, raciocínio, dentre outros.
É um procedimento clínico de investigação cujo objetivo é esclarecer questões acerca do funcionamento cognitivo, emocional e até comportamental do paciente, incluindo também entrevistas clínicas, observação comportamental e escalas. Parte de uma avaliação cuidadosa e detalhada das funções psicológicas associadas ao sistema nervoso central.
Já a Avaliação Psicológica é um processo técnico realizado por psicólogos, para dar um direcionamento à psicoterapia, visando à produção de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos.
Utiliza fontes diversas de informações como entrevistas, observações do comportamento e testes psicológicos. A avaliação psicológica não avalia os domínios cognitivos.
O curso é autorizado pelo MEC, com Certificado de Pós-graduação Lato Sensu da FAPSI válido em todo o território nacional, obedecendo a todas as exigências legais do Ministério da Educação (MEC), conforme resolução CNE/CES nº 01/2018. Após o cumprimento de todas as exigências do curso, o aluno psicólogo também poderá solicitar ao CFP (Conselho Federal de Psicologia) o título de Especialista em Neuropsicologia.
Para perfeita conformidade legal, todo curso de pós-graduação deve ser ofertado apenas por Instituições de Ensino Superior devidamente credenciadas e autorizadas pelo Ministério da Educação. A FAPSI – Faculdade PSICOLOG é credenciada junto ao Ministério da Educação pela Portaria MEC nº 1.811/2019 – Publicada no D. O. U. de 22/10/2019 e mantida pelo PSICOLOG – Instituto de Estudos do Comportamento.
A grande velocidade da produção de conhecimento e o rápido desenvolvimento tecnológico exigem dos profissionais de saúde mental atualizações também frequentes. Os Bônus são trilhas, cursos e conteúdos para complementar seu perfil profissional. Eles não têm custo adicional, são opcionais e contam com certificados oficiais.
Os cursos de pós-graduação da FAPSI permitem que você amplie exponencialmente sua rede de contatos profissionais. Você vai se conectar com professores, profissionais e colegas de turma atuantes no mercado de trabalho de diferentes áreas e regiões.
Os alunos que optarem por este curso na Modalidade Presencial, deverão participar das aulas no Campus Sede da FAPSI, em Ribeirão Preto – SP.
Formação superior completa, com colação de grau em cursos de Psicologia ou Medicina (com residência médica ou especialização em Psiquiatria completas ou em andamento).
No caso de graduação realizada fora do Brasil, entrar em contato pelo Whatsapp.
Depois de conhecer o conteúdo do seu curso, se você ainda tiver alguma dúvida, agende sua entrevista online com nossos Coordenadores.
Pronto! Agora é só fazer sua matrícula de forma totalmente online e se preparar para iniciar sua pós-graduação.
Portal AVA-FAPSI
Imediato
Mínimo de 12 e máximo de 20 meses
472 horas (352 horas – fundamentação teórica e 120 horas – atividades práticas e supervisões)
Você escolhe os dias em que vai estudar, de acordo com sua preferência.
O cronograma das supervisões on-line, ao vivo, será disponbilizado no início do curso.
Psicólogos
de desconto até 28 de fevereiro