
Descrição
O curso de pós-graduação lato sensu em Psicologia Clínica Fenomenológico-existencial tem como objetivo capacitar os psicólogos e psiquiatras por meio de conhecimentos teóricos e práticos para a atuação na clínica na perspectiva fenomenológico-existencial.
O curso é autorizado pelo MEC, com certificado de Especialização válido em todo o território nacional, obedecendo a todas as exigências legais do Ministério da Educação (MEC), conforme Resolução nº 01 de 06 de abril de 2018, do CES/CNE (Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação). Após o cumprimento de todas as exigências do curso o aluno psicólogo também poderá solicitar ao CFP (Conselho Federal de Psicologia) o título de Especialista em Psicologia Clínica.
Grade Curricular:
O curso oferece um aprofundamento teórico aplicado em disciplinas relacionadas a questões filosóficas e metodológicas da psicoterapia fenomenológico-existencial. O desempenho dos alunos é constantemente analisado através da frequência, avaliações periódicas das disciplinas. Os conteúdos curriculares se organizam em disciplinas que permitem articular os conhecimentos em torno dos seguintes módulos estruturantes:
MÓDULO 1 – fenomenologia Husserl e Kiekgaard
– Introdução filosófica à psicologia fenomenológico-existencial
– Princípios introdutórios da fenomenologia em Husserl
– Como eu faço: hospitalar e plantão psicológico
– Ética em psicoterapia: ética e clínica na era da técnica
– A filosofia da existência – Soren Kierkegaard
MÓDULO 2 – fenomenologia e Heidegger
– Princípios introdutórios da ontologia heideggeriana
– Psicologia e psicoterapia à luz de Heidegger
– Seminários de Zollikon
– Morte e luto na perspectiva fenomenológico-existencial
– Prática em psicoterapia fenomenológico-existencial: daseinsanalyse
– Psicoterapia de casais e família
MÓDULO 3 – fenomenologia e Sartre
– Princípios introdutórios da filosofia Sartreana
– Psicologia e Psicoterapia à luz de Sartre: Psicanálise existencial
– Atuação em Psicoterapia Fenomenológico-existencial
– Psicopatologia e transtornos epocais
– Psicoterapia Infantil
MÓDULO 4 – fenomenologia e Daseinsanalise
– Daseinsanalise: Boss e Binswanger
– Psicologia sem psiquismo e enfoque fenomenológico da personalidade
– Análise do discurso clínico
– Fenomenologia existencial e saúde
– Psicoterapia de adulto
Módulo 5 – metodologia de pesquisa científica:
– Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso ou produção de artigo científico.
Atividades práticas supervisionadas:
Os módulos 6 e 7 proporcionam ao aluno a compreensão aprofundada sobre o modelo de atendimento clínico, o planejamento e a execução de intervenções na abordagem fenomenológico-existencial. Além de discutir os casos atendidos em supervisão, esses módulos promovem o desenvolvimento de uma postura profissional coerente, ética e responsável.
O dia a dia do trabalho do psicólogo clínico impõe muitos desafios para lidar com o manejo das situações deste contexto, especialmente no atendimento de casos mais complexos. A supervisão clínica em psicologia favorece o estabelecimento da relação entre teoria e prática e permite a aquisição e treinamento de habilidades e competências do terapeuta. É a oportunidade de o psicólogo clínico desenvolver atitude e confiança profissionais para lidar com as mais diferentes demandas.
O desempenho do aluno será constantemente analisado por meio da frequência aos atendimentos e à supervisão, pela produção dos documentos relacionados aos atendimentos, produção de relatório final e participação nas discussões dos casos supervisionados.
Os conteúdos curriculares dessas atividades se organizam de maneira que permitem articular esses conhecimentos:
Módulo 6 – atividade prática:
– Prática em atendimento psicoterápico na abordagem fenomenológico existencial
Módulo 7 – supervisão da prática:
– Supervisão dos atendimentos clínicos realizados.
Cargas horárias do Curso:
Módulos 1 a 5 – Fundamentação teórica: 360 horas
Módulos 6 e 7 – Atividades práticas e supervisão: 206 horas
Totalizando 566 horas de curso.
Coordenação do Curso:
Profa. Dra. Isabel Cristina Carniel
(CRP: 06/42744)
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1991), especialização em Sexualidade Humana pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2001). Possui formação em Coordenação de Grupos Operativos pelo Instituto de Psicologia Social Enrique Pichon-Rivière de Ribeirão Preto. Atualmente é coordenadora do Curso de Especialização em Psicologia Clínica Fenomenológico-Existencial da Faculdade PSICOLOG (FAPSI) de Ribeirão Preto. É pesquisadora e professora titular da Universidade Paulista (UNIP), onde exerce atividades acadêmicas desde 1998. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Programas de Ressocialização, atuando principalmente nos seguintes temas: clínica institucional, saúde mental, inclusão social, grupos operativos, acompanhamento terapêutico, oficinas de criatividade, fenomenologia e existencialismo.
Prof. André Luis Bordini
(CRP: 06/75018)
Possui graduação em Ciências Sociais e Jurídicas (UNESP) e graduação em Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP) e Formação em Psicologia clínica Fenomenológico-Existencial pelo IFEN-RJ. Atualmente atua como psicólogo clínico e psicoterapeuta.
Público-alvo:
O curso é destinado a psicólogos, psiquiatras e residentes em psiquiatria.
Local:
FAPSI – Faculdade PSICOLOG.
Mais informações:
atendimento@fapsi.edu.br
+55 16 97401-8062 – WhatsApp
+55 16 3878-0959
O curso terá início imediato.