PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

Descrição

O curso de pós-graduação lato sensu em Terapia Cognitivo-Comportamental tem como objetivo desenvolver e aprimorar a formação de psicólogos e psiquiatras, capacitando-os para atuar em diversas modalidades, utilizando estratégias voltadas para prevenção, avaliação e intervenção.
O curso é autorizado pelo MEC, com certificado de Especialização válido em todo o território nacional, obedecendo a todas as exigências legais do Ministério da Educação (MEC), conforme resolução 01/2007 do CES/CNE (Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação). Após o cumprimento de todas as exigências do curso o aluno psicólogo também poderá solicitar ao CFP (Conselho Federal de Psicologia) o título de Especialista em Psicologia Clínica.

Grade Curricular:

O curso oferece um aprofundamento teórico aplicado em disciplinas relacionadas a terapia cognitivo-comportamental. Além disso, o aluno adquire conhecimentos necessários ao diagnóstico, classificação, avaliação e tratamento psicológico da psicopatologia. O curso ainda tem como objetivos: a) caracterizar a abordagem cognitivo-comportamental; b) identificar as principais psicopatologias da vida adulta e da infância/adolescência; c) descrever as principais técnicas de tratamento utilizadas; d) realizar uma análise crítica e reflexiva em terapia cognitivo-comportamental; e) demonstrar competências de avaliação clínica e diagnóstico e e) demonstrar competências específicas de intervenção.

O desempenho dos alunos é constantemente analisado através da frequência, avaliações periódicas das disciplinas. Os conteúdos curriculares se organizam em disciplinas que permitem articular os conhecimentos em torno dos seguintes módulos estruturantes:

MÓDULO 1

– Fundamentos Teóricos e Práticos da Terapia Cognitivo-Comportamental: Modelo Teórico, Neurociências e Psicofarmacologia
– Fundamentos Teóricos e Práticos da Terapia Cognitivo-Comportamental: Avaliação e Conceitualização Cognitiva
– Fundamentos Teóricos e Práticos da Terapia Cognitivo-Comportamental: Técnicas Cognitivas e Comportamentais

MÓDULO 2

– Transtornos depressivos
– Transtornos bipolares
– Fobias específicas
– Fobia social e treino de habilidades sociais
– Transtorno obsessivo-compulsivo
– Transtorno de Pânico/Agorafobia
– Transtorno de Ansiedade Generalizada
– Transtorno relacionados a traumas e estressores

MÓDULO 3

– Transtornos da Personalidade – Cluster A e C
– Transtornos da Personalidade – Cluster B
– Transtornos alimentares
– Transtorno de uso e abuso de substâncias

MÓDULO 4

– Terapia Cognitivo-Comportamental na infância e na adolescência
– Terapia Cognitivo-Comportamental de casais e famílias
– Tópicos Especiais I: Temais atuais em TCC – TCC na Sexualidade
– Tópicos Especiais II: Temais atuais em TCC – Terapias Cognitivas de 3ª Geração

Módulo 5

– Metodologia de pesquisa científica
– Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso ou produção de artigo científico.

Atividades práticas supervisionadas:

Os módulos 6 e 7 proporcionam ao aluno a compreensão aprofundada sobre o modelo de atendimento clínico, o planejamento e a execução de intervenções na terapia cognitivo-comportamental. Além de discutir os casos atendidos em supervisão, esses módulos promovem o desenvolvimento de uma postura profissional coerente, ética e responsável.

O dia a dia do trabalho do psicólogo clínico impõe muitos desafios para lidar com o manejo das situações deste contexto, especialmente no atendimento de casos mais complexos. A supervisão clínica em psicologia favorece o estabelecimento da relação entre teoria e prática e permite a aquisição e treinamento de habilidades e competências do terapeuta. É a oportunidade de o psicólogo clínico desenvolver atitude e confiança profissionais para lidar com as mais diferentes demandas.

Ao realizar as atividades práticas o desempenho do aluno será constantemente analisado por meio da frequência aos atendimentos e à supervisão, pela produção dos documentos relacionados aos atendimentos, produção de relatório final e participação nas discussões dos casos supervisionados.

Os conteúdos curriculares dessas atividades se organizam de maneira que permitem articular esses conhecimentos:

Módulo 6 

– Prática em atendimento psicoterápico na terapia cognitivo-comportamental.

Módulo 7

– Supervisão dos atendimentos clínicos realizados.

Cargas horárias do Curso:

Módulos 1 a 5 – Fundamentação teórica: 360 horas
Módulos 6 e 7 – Atividades práticas e supervisão: 206 horas

Totalizando 566 horas de curso.

Horário:

Os encontros das aulas acontecem aos sábados, das 8h00 às 17h00, mensalmente. As supervisões ocorrem às sextas-feiras, das 18h30 às 22h30, mensalmente.

Coordenação do Curso:

Prof. Dra. Ana Irene Fonseca Mendes

(CRP: 06/95813)
Psicologa pela FFCLRP-USP. Mestre e Doutora em Psicobiologia pela FFCLRP-USP. Supervisora e Pesquisadora em TCC no Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-comportamental LaPICC-USP. Terapeuta Cognitivo-comportamental certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas – FBTC

Público-alvo:

O curso é destinado a psicólogos, psiquiatras e residentes em psiquiatria.

Local:

FAPSI – Faculdade PSICOLOG.

Mais informações:

atendimento@fapsi.edu.br
+55 16 97401-8062 – WhatsApp
+55 16 3878-0959
O curso terá início imediato.