PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOLOGIA CLÍNICA ANALÍTICO-COMPORTAMENTAL

Descrição

O curso de pós-graduação lato sensu em Psicologia Clínica Analítico-comportamental tem como objetivo desenvolver e aprimorar a formação de psicólogos e psiquiatras, capacitando-os para atuar em diversas modalidades como a psicoterapia individual, de casal, familiar ou em grupo, utilizando estratégias voltadas para prevenção, avaliação e intervenção.
O curso é autorizado pelo MEC, com certificado de Especialização válido em todo o território nacional, obedecendo a todas as exigências legais do Ministério da Educação (MEC), conforme resolução 01/2007 do CES/CNE (Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação). Após o cumprimento de todas as exigências do curso o aluno psicólogo também poderá solicitar ao CFP (Conselho Federal de Psicologia) o título de Especialista em Psicologia Clínica.

Grade Curricular:

O curso oferece um aprofundamento teórico aplicado em disciplinas relacionadas a questões filosóficas e metodológicas da psicoterapia analítico-comportamental. O desempenho dos alunos é constantemente analisado através da frequência, avaliações periódicas das disciplinas. Os conteúdos curriculares se organizam em disciplinas que permitem articular os conhecimentos em torno dos seguintes módulos estruturantes:

MÓDULO 1  – questões teóricas e conceitos básicos da terapia analítico-comportamental:
– Behaviorismo: história e Fundamentos;
– Análise Experimental do Comportamento;
– Análise Funcional;
– Comportamento Verbal.

MÓDULO 2  – o atendimento clínico em terapia analítico-comportamental:
– Diagnóstico Comportamental;
– Relação Terapêutica;
– A Intervenção Clínica com Crianças;
– A Intervenção Clínica com Adolescentes;
– A Intervenção Clínica com Casais;
– A Intervenção Clínica com Grupos;
– A Intervenção Clínica com Famílias;
– Teoria e Prática do Acompanhamento Terapêutico Fundamentada na Análise do Comportamento;
– Exercícios Terapêuticos.

MÓDULO 3 – procedimentos para intervenções em psicoterapia analítico-comportamental:
– Psicoterapia Analítico Funcional;
– Estratégias Auxiliares Utilizadas em Terapia Comportamental;
– Habilidades Sociais;
– Regras e Autoregras na análise do comportamento;
– Análise do Comportamento e o Conceito de Autocontrole;
– Técnicas Comportamentais e Biofeedback;
– Técnicas de Neurofeedback no TDAH e outros transtornos

MÓDULO 4 – temas em psicopatologia:
– Psicopatologia – Transtornos de Ansiedade;
– Psicopatologia – Transtornos de Humor;
– Psicopatologia – Transtornos Psicóticos;
– Psicopatologia – Transtornos de Personalidade;
– Psicopatologia – Transtornos de Controle do Impulso.

Módulo 5 – metodologia de pesquisa científica:
– Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso ou produção de artigo científico

Atividades práticas supervisionadas:

Os módulos 6 e 7 proporcionam ao aluno a compreensão aprofundada sobre o modelo de atendimento clínico, o planejamento e a execução de intervenções na abordagem analítico-comportamental. Além de discutir os casos atendidos em supervisão, esses módulos promovem o desenvolvimento de uma postura profissional coerente, ética e responsável.

O dia a dia do trabalho do psicólogo clínico impõe muitos desafios para lidar com o manejo das situações deste contexto, especialmente no atendimento de casos mais complexos. A supervisão clínica em psicologia favorece o estabelecimento da relação entre teoria e prática e permite a aquisição e treinamento de habilidades e competências do terapeuta. É a oportunidade de o psicólogo clínico desenvolver atitude e confiança profissionais para lidar com as mais diferentes demandas.

O desempenho do aluno será constantemente analisado por meio da frequência aos atendimentos e à supervisão, pela produção dos documentos relacionados aos atendimentos, produção de relatório final e participação nas discussões dos casos supervisionados.

Os conteúdos curriculares dessas atividades se organizam de maneira que permitem articular esses conhecimentos:

Módulo 6 – atividade prática:
– Prática em atendimento psicoterápico na abordagem analítico-comportamental.

Módulo 7 – supervisão da prática:
– Supervisão dos atendimentos clínicos realizados.

Cargas horárias do Curso:

Módulos 1 a 5 – Fundamentação teórica: 360 horas
Módulos 6 e 7 – Atividades práticas e supervisão: 206 horas

Totalizando 566 horas de curso.

Horário:

Os encontros das aulas acontecem aos sábados, das 8h00 às 17h00, mensalmente. As supervisões ocorrem às sextas-feiras, das 18h30 às 22h30, mensalmente.

Público-alvo:

O curso é destinado a psicólogos, psiquiatras e residentes em psiquiatria.

Local:
FAPSI – Faculdade PSICOLOG.

Mais informações:
atendimento@fapsi.edu.br
+55 16 97401-8062 – WhatsApp
+55 16 3878-0959
O curso terá início imediato.