Introdução à psicologia fenomenológica e hermenêutica

Descrição

Por meio do curso, o aluno terá a oportunidade de acompanhar as características fundamentais da psicologia fenomenológica e hermenêutica, assim como o modo como os diversos autores dessa tradição pensaram essas características. O curso, portanto, levará o aluno a ter uma clareza em relação ao método fenomenológico de abordagem dos problemas existenciais tanto quanto em relação às perspectivas terapêuticas que emergem daí.

Online – ao vivo

03 de dezembro

(das 18h30 às 22h30)

Carga horária

R$ 127
  • Formas de pagamento:
Promoção

Grade Curricular:

No primeiro módulo, o curso procurará mostrar as características fundamentais do pensamento fenomenológico e hermenêutico, tal como ele se faz presente em autores como Edmund Husserl, Martin Heidegger, Maurice Merleau-Ponty e Martin Heidegger.
No segundo módulo, nós acompanharemos o impacto do pensamento fenomenológico e hermenêutico para a compreensão do sofrimento existencial e sua terapia.
No terceiro módulo, o curso se voltará para as especificidades da psicologia de Ludwig Binswanger e Alice Holzhey-Kunz, dois dos maiores autores da psicologia fenomenológica e hermenêutica.

Ministrante:

Marco Antonio Casanova

Doutor em filosofia pela UFRJ/Universidade de Tübingen, Pós-doutorado – Universidade de Freiburg, Professor Adjunto do Departamento de Filosofia da UERJ, Presidente da Sociedade Brasileira de Fenomenologia, Autor de O instante extraordinário: Vida, história e valor na obra de Friedrich Nietzsche (2003), Nada a caminho: Impessoalidade, niilismo e técnica no pensamento de Martin Heidegger (2006), Compreender Heidegger (2009) e A eternidade frágil: Ensaio sobre temporalidade na arte (2013), A falta que Marx nos faz (2017), Mundo e historicidade 1 e 2: Leituras fenomenológicas de Ser e tempo – Existência e mundaneidade (2017) e Tempo e historicidade (2020), A persistência da burrice (2020), além de tradutor de um grande conjunto de obras de pensadores alemães como Martin Heidegger, Max Scheler, Friedrich Nietzsche, Wilhelm Dilthey entre outros.

Pré-requisitos para participar:

Não há pré-requisitos

Área do curso:

Psicologia.

Público-alvo:

Estudantes de psicologia em geral e interessados por fenomenologia e hermenêutica.

Local:

Ao vivo pelo Google Meet

Data:

03 de dezembro (das 18h30 às 22h30)

O aluno receberá certificado ao completar o curso.

Mais informações:

Rua Júlio Prestes, 959, Jardim Sumaré, 14025-060, Ribeirão Preto/SP, Brasil