Introdução à Psico-Oncologia: elementos fundamentais para o trabalho junto ao paciente oncológico

Descrição

Apresentar o campo da psico-oncologia considerando seus aspectos teóricos e práticos e possibilitando a compreensão dos impactos psicossociais da vivência do câncer por pacientes e suas famílias.

Online – ao vivo

06 de novembro

(das 8h às 12h)

Carga horária

R$ 127
  • Formas de pagamento:
Promoção

Grade Curricular:

1. A psico-oncologia: origem, práticas e desafios;
2. Alguns elementos clínicos relacionados ao câncer;
3. Os impactos psicossociais do adoecimento pelo câncer para pacientes e familiares/cuidadores;
4. O câncer nas diferentes etapas do desenvolvimento humano;
5. Enfrentamento no contexto da psico-oncologia;
6. O trabalho em equipe multidisciplinar.

Ministrante:

Maria Rosa Rodrigues Rissi

Graduada em Psicologia pela FFCLRP-USP, possui mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2005). Docente na Universidade de Araraquara (UNIARA) e no Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, atuando nos cursos de graduação e pós-graduação, presencial e à distância desde 2003. Psicóloga do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/USP) por 14 anos, supervisora do Centro de Psicologia Aplicada (CPA) da FFCLRP-USP, do Hospital Carlos Fernando Malzoni (Matão-SP) e do Serviço de Psicologia Aplicada do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto.

Pré-requisitos para participar:

Interesse pelo campo da psico-oncologia.

Área do curso:

Psicologia

Público-alvo:

Psicólogos e outros profissionais de saúde que atuem junto ao paciente oncológico.

Local:

Ao vivo pelo Google Meet

O aluno receberá certificado ao completar o curso.

Mais informações:

Rua Júlio Prestes, 959, Jardim Sumaré, 14025-060, Ribeirão Preto/SP, Brasil