Competências do terapeuta cognitivo-comportamental individual e de grupos

Descrição
O aluno será capaz de identificar quais são as competências essenciais ao terapeuta cognitivo-comportamental, tanto na modalidade individual quanto em grupos. A importância deste reconhecimento se dá por aumentar as habilidades de automonitoramento das próprias habilidades como terapeuta, fomentando um processo de autoavaliação e autodesenvolvimento profissional reflexivo, habilidades fundamentais para se tornar um terapeuta baseado em evidências. Além disso, conhecer as competências essenciais também se torna primordial para que o terapeuta em formação faça um uso mais eficaz da supervisão e para supervisores e formadores de terapeutas em TCC que buscam se pautar em modelos de ensino atuais e efetivos. O aluno será capaz de reconhecer quais são as diretrizes de competências postuladas pelas principais organizações internacionais de intervenções baseadas em evidências, nas modalidades individual e em grupos, além de entender a relação destas com o recente movimento da TCC Baseada em Processos. Ainda, será capaz de reconhecer as principais ferramentas de avaliação existentes até o momento.
Online – ao vivo
Sem data prevista
Carga horária
4 horas
Investimento
-
Formas de pagamento:
Cartão de crédito (até 18x)
Cartão de débito Caixa
Boleto bancário
Pix
Grade Curricular:
1. Introdução ao movimento do ensino baseado em competências: serão discutidas as iniciativas que deram origem ao movimento do ensino e formação de terapeutas baseados em evidências, quais são as principais organizações nacionais e internacionais que encabeçam este movimento e qual a sua importância para a qualidade das intervenções oferecidas à população.
2. Conceitos em competências: serão discutidos os principais conceitos no tema, como o conceito de fidelidade do tratamento, competência, adesão e relação entre competência do terapeuta e resultados das intervenções.
3. Diretrizes de competências: serão apresentadas as principais diretrizes de competências essenciais ao terapeuta, incluindo diferentes de dimensões de competência (conhecimentos, habilidades e atitudes, competência teórica/instrumental/social/reflexiva e metacompetências) e quais as competências clínicas centrais enfatizadas no movimento da TCC Baseada em Processos.
4. Competências do terapeuta de grupos: serão discutidas quais as competências essenciais especificamente ao terapeuta de grupos que se diferenciam das competências do terapeuta individual. Isso envolve conhecer as principais características e benefícios da TCC em grupos.
5. Métodos de avaliação das competências: serão discutidos diferentes métodos de avaliação da competência e como o terapeuta pode utilizar-se destes para fomentar seu autodesenvolvimento como profissional. Isso também o possibilitará a fazer o melhor uso possível da supervisão.
Ministrante:
Isabela Lamante Scotton de Albuquerque
Isabela Scotton é psicóloga pela Universidade de São Paulo (USP) e mestranda no Laboratório de Pesquisa e Intervenção Cognitivo-Comportamental (LaPICC-USP). É especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e possui formação em Terapia do Esquema. É sócia-fundadora da Associação de Ensino e Supervisão Baseados em Evidências (AESBE). Docente de cursos de pós-graduação lato sensu de TCC e de ensino e supervisão, supervisora de estágios na USP pelo LaPICC e monitora de disciplinas oferecidas pelo laboratório. Autora de artigos científicos e capítulos e livro na área.
Pré-requisitos para participar:
O aluno deverá ter interesse em se aprimorar como terapeuta cognitivo-comportamental, podendo ser profissionais que desejam se aprimorar na área ou estudantes de psicologia, terapeutas em formação. Deverão possuir acesso a uma rede de internet estável e com boa conexão e saber utilizar a plataforma de videoconferência indicada pela FAPSI.
Área do curso:
Psicologia.
Público-alvo:
Estudantes de Psicologia e Psicólogos recém-formados.
O curso tem como objetivo introduzir conceitos de competência clínica e de intervenção em TCC, para que o terapeuta em formação entenda quais aspectos fundamentais ele precisará preconizar em sua formação. Portanto, o curso é voltado para estudantes de psicologia e terapeutas recém-formados que pretendem ampliar a sua visão sobre como potencializar seu desenvolvimento profissional na prática da TCC. Além disso, também é destinado para supervisores iniciantes que têm como objetivo ampliar seu entendimento acerca do universo das competências e estão iniciando seu desenvolvimento como supervisor.
Local:
Ao vivo pelo Google Meet
Data:
09 de fevereiro (das 18h30 às 22h30)