6ª Turma de Especialização em Neuropsicologia

O curso de Especialização lato sensu em Neuropsicologia tem como objetivo desenvolver e aprimorar a formação de psicólogos, capacitando-os para compreender as relações entre cérebro, cognição e comportamento no funcionamento normal ou deficitário do sistema nervoso central. Nesse sentido, visa habilitar o profissional a realizar avaliações neuropsicológicas, por meio da aplicação e interpretação de instrumentos específicos, e a elaborar hipóteses diagnósticas que permitam essa compreensão.
O curso é autorizado pelo MEC, com certificado de Especialização válido em todo o território nacional, obedecendo a todas as exigências legais do Ministério da Educação (MEC), conforme resolução 01/2007 do CES/CNE (Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação). Após o cumprimento de todas as exigências do curso o aluno psicólogo também poderá solicitar ao CFP (Conselho Federal de Psicologia) o título de Especialista em Neuropsicologia.

Descrição do Curso

O curso de Especialização lato sensu em Neuropsicologia tem como objetivo desenvolver e aprimorar a formação de psicólogos, capacitando-os para compreender as relações entre cérebro, cognição e comportamento no funcionamento normal ou deficitário do sistema nervoso central. Nesse sentido, visa habilitar o profissional a realizar avaliações neuropsicológicas, por meio da aplicação e interpretação de instrumentos específicos, e a elaborar hipóteses diagnósticas que permitam essa compreensão.

O curso é autorizado pelo MEC, com certificado de Especialização válido em todo o território nacional, obedecendo a todas as exigências legais do Ministério da Educação (MEC), conforme resolução 01/2007 do CES/CNE (Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação). Após o cumprimento de todas as exigências do curso o aluno psicólogo também poderá solicitar ao CFP (Conselho Federal de Psicologia) o título de Especialista em Neuropsicologia.

Grade Curricular: 

O curso oferece um aprofundamento teórico em disciplinas que abordam os fundamentos científicos e as aplicações da Neuropsicologia em diferentes contextos. São também oferecidas atividades práticas de atendimento em avaliação neuropsicológica com supervisão para análise e elaboração de hipóteses diagnósticas para os casos.
O desempenho dos alunos é constantemente analisado através da frequência, avaliações periódicas das disciplinas e trabalho de conclusão de curso.
Os conteúdos curriculares se organizam em disciplinas que permitem articular os conhecimentos em torno dos seguintes temas:
– Neuropsicologia: aspectos históricos e atualidade.
– Neuroanatomia e Neurofisiologia aplicada à Neuropsicologia.
– Funções cognitivas e suas bases neuroanatômicas.
– Neuropsicologia da inteligência.
– Neuropsicologia dos processos atencionais.
– Neuropsicologia das funções executivas e do comportamento.
– Neuropsicologia da memória.
– Neuropsicologia da linguagem e habilidades acadêmicas.
– Neuropsicologia dos processos perceptivos, habilidades viso construtivas e praxia.
– Avaliação neuropsicológica na infância e adolescência.
– Avaliação neuropsicológica de adultos e idosos.
– Neuropsicologia e Psiquiatria.
– Neuropsicologia e Neurologia.
– Atuação do neuropsicólogo em equipes multidisciplinares.
– Neuropsicologia aplicada aos transtornos da infância e adolescência.
– Neuropsicologia do envelhecimento e processos demenciais.
– Técnicas de avaliação neuropsicológica.
– Aplicação, correção e interpretação de testes neuropsicológicos.
– Elaboração de relatório neuropsicológico.
– Introdução à Reabilitação Neuropsicológica.

Coordenação do Curso: 

Profa. Me. Luciana Campaner Fernandes (CRP: 06/44822).
Graduada em Psicologia pela USP-SP (1993). Mestre em Neurociências pela FMRP-USP. Atua em psicologia clínica e hospitalar desde 1994. Foi psicóloga do Ambulatório de Cefaléia do HCFMRP-USP por 10 anos. Possui treinamento em Biofeedback pelo New England Center for Headache – NY (USA). É membro da AAPB (Association for Applied Psychophysiology and Biofeedback), membro da ISNR (International Society for Neuronal Regulation), membro da Sociedade Brasileira de Cefaléia, membro da Sociedade Internacional de Cefaléia. É Tutora Cogmed e responsável pelo curso de Biofeedback e Neurofeedback do Inbio – Instituto de Neuropsicologia e Biofeedback, de Ribeirão Preto.

Público-alvo: 

O curso é destinado a psicólogos com inscrição no Conselho Regional de Psicologia.

Carga Horária: 

O curso tem duração de 24 meses, num total de 566 horas divididas em atividades teóricas (280 horas), práticas e supervisão das práticas (176 horas) e elaboração e orientações de trabalho de conclusão de curso (110 horas). Encontros às sextas-feiras, das 18h30 às 22h30, e aos sábados, das 8h00 às 17h00, mensalmente. O horário de supervisão atende a particularidades do curso.

Início:
04/04/2020.

Dia(s) do Curso: 
Sextas-feiras e sábados.

Horário: 
Às sextas-feiras, das 18h30 às 22h30 e sábados, das 8h00 às 17h00.

Investimento:
24 parcelas de R$820,00 (desconto concedido para pagamento até o dia 10).

Local:
FAPSI – Faculdade PSICOLOG.

Informações: 
[email protected]
16 3878-0959

Outros: 
O curso será confirmado quando atingido o número mínimo de inscritos.

Reviews

There are no reviews yet.

Be the first to review “6ª Turma de Especialização em Neuropsicologia”

× Como podemos ajudá-lo?