1ª Turma de pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional

O curso de pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional tem como objetivo apresentar saberes, ampliar percepções e aprofundar conhecimentos na área dos processos de aprendizagem e de ensino, buscando compreender os diversos fatores que se relacionam como facilitadores ou inibidores desses processos. A Psicopedagogia em âmbitos clínico ou institucional busca, de forma multidisciplinar, avaliar, diagnosticar e intervir em situações de dificuldade de aprendizagem e de desenvolvimento psicossocial que envolvam crianças, adolescentes, jovens e adultos.

O curso oferece uma abordagem teórica multidisciplinar e recursos práticos para atuação profissional. As unidades curriculares apresentam estratégias baseadas em evidências científicas e fundamentadas nas teorias que explicam aspectos psicológicos, socioculturais e biológicos da aprendizagem.

O currículo oferece conteúdos relevantes no desenvolvimento de profissionais capacitados para atuar nas dimensões da Psicopedagogia Clínica e Institucional. O curso é autorizado pelo MEC, com certificado de Especialização válido em todo o território nacional, obedecendo a todas as exigências legais do Ministério da Educação (MEC), conforme resolução 01/2007 do CES/CNE (Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação).

Descrição

O curso de pós-graduação Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional tem como objetivo apresentar saberes, ampliar percepções e aprofundar conhecimentos na área dos processos de aprendizagem e de ensino, buscando compreender os diversos fatores que se relacionam como facilitadores ou inibidores desses processos. A Psicopedagogia em âmbitos clínico ou institucional busca, de forma multidisciplinar, avaliar, diagnosticar e intervir em situações de dificuldade de aprendizagem e de desenvolvimento psicossocial que envolvam crianças, adolescentes, jovens e adultos.

O curso oferece uma abordagem teórica multidisciplinar e recursos práticos para atuação profissional. As unidades curriculares apresentam estratégias baseadas em evidências científicas e fundamentadas nas teorias que explicam aspectos psicológicos, socioculturais e biológicos da aprendizagem.

O currículo oferece conteúdos relevantes no desenvolvimento de profissionais capacitados para atuar nas dimensões da Psicopedagogia Clínica e Institucional. O curso é autorizado pelo MEC, com certificado de Especialização válido em todo o território nacional, obedecendo a todas as exigências legais do Ministério da Educação (MEC), conforme resolução 01/2007 do CES/CNE (Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação).

OBJETIVOS:
– Promover fundamentação teórica para o estudo e a compreensão dos processos de aprendizagem e de ensino em seus aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais;
– Capacitar para a prevenção, o diagnóstico e a intervenção psicopedagógica no contexto clínico ou institucional.
– Desenvolver postura educadora, clínica e crítica dos diversos aspectos que compõem a psicopedagogia.

Matriz Curricular:
O curso oferece conhecimentos teóricos em unidades curriculares que abordam, dentro de um contexto multidisciplinar, os fundamentos científicos da Psicopedagogia. São também realizadas atividades práticas e Estágio em Psicopedagogia nos âmbitos clínico e institucional. A avaliação se dará em cada unidade curricular, de forma constante, articulando os saberes de maneira multidisciplinar.
Os conteúdos se organizam em unidades curriculares em torno dos seguintes temas:

Módulo I
– Psicopedagogia: História e atuação profissional
– Psicologia da Aprendizagem
– Dificuldades de Aprendizagem
– Arteterapia
– Ética e Educação
– Práticas Educativas: Relatórios de Observação

Módulo II
– Psicologia da Educação
– Psicologia do Desenvolvimento
– Pensamento e Linguagem
– Psicanálise e Educação
– Habilidades Socioemocionais
– Práticas Educativas: Intervenções Educativas

Módulo III
– Aspectos Neurológicos e Fisiológicos da Aprendizagem
– Tecnologias da informação e comunicação aplicadas à educação
– Família e Escola
– Didática e Metodologias Ativas
– Psicogênese da Língua Escrita
– Seminários Integrados em Psicopedagogia: apresentação de seminários

Módulo IV
– Diagnóstico Psicopedagógico
– Intervenção Psicopedagógica
– Diversidade, Educação e Cidadania
– Psicomotricidade
– Jogos e Pensamento lógico matemático
– Estágio: Diagnóstico e Intervenção

On-line
– Metodologia de Pesquisa Científica
– Didática do Ensino Superior
– Orientações e produção de TCC

Coordenação do Curso:
Prof. Me. José Urbano Brochado Júnior

 Coordenador e docente da Psicopedagogia Clínica e Institucional da FAPSI

Mestre em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto. Psicólogo, Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP. Pedagogo pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Pardo. Coordenador e docente dos cursos de Especialização em Educação e Sexualidade Humana e Psicopedagogia Clínica e Institucional da FAPSI – Faculdade PSICOLOG.

Corpo Docente:

Público-alvo:
Pedagogos, Psicólogos, Professores, Terapeutas Ocupacionais, Profissionais da Educação e demais profissionais que trabalham com pessoas e que queiram conhecer e atuar na área da Psicopedagogia Clínica e Institucional.

Carga Horária:
O curso tem duração de 20 meses, num total de 360 horas.

Dias do Curso:
Sábados.

Horário:
das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00.

Local:
FAPSI – Faculdade PSICOLOG.

Informações:
atendimento@fapsi.edu.br
16 3878-0959

Outros:
O curso será confirmado quando atingido o número mínimo de inscritos.

Reviews

There are no reviews yet.

Be the first to review “1ª Turma de pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional”

× Como podemos ajudá-lo?