1ª Turma de pós-graduação lato sensu em Educação e Sexualidade Humana

O curso de pós-graduação lato sensu em Educação e Sexualidade Humana tem como objetivo apresentar saberes, ampliar percepções e aprofundar conhecimentos na área da construção da identidade e seus atravessamentos pela sexualidade. O curso visa à reflexão sobre os agenciamentos e as relações humanas mediadas pela educação como possibilidade de busca do bem-estar físico, psíquico e social, pensando a sexualidade nas diversas faixas etárias (infância, adolescência, adulta e idosa) em seus diversos aspectos e desdobramentos preparando profissionais que desejam atuar nas áreas da educação, saúde e sexualidade humana. O curso oferece uma abordagem teórica multidisciplinar e recursos práticos para atuação profissional. As unidades curriculares apresentam estratégias baseadas em evidências científicas e fundamentadas nas teorias que explicam aspectos psicológicos, socioculturais e biológicos da construção da sexualidade humana.
O currículo oferece conteúdos relevantes no desenvolvimento de profissionais capacitados para atuar nas diversas dimensões da Educação e Sexualidade Humana. O curso é autorizado pelo MEC, com certificado de Especialização válido em todo o território nacional, obedecendo a todas as exigências legais do Ministério da Educação (MEC), conforme resolução 01/2007 do CES/CNE (Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação).

Descrição

O curso de pós-graduação Lato Sensu em Educação e Sexualidade Humana tem como objetivo apresentar saberes, ampliar percepções e aprofundar conhecimentos na área da construção da identidade e seus atravessamentos pela sexualidade. O curso visa à reflexão sobre os agenciamentos e as relações humanas mediadas pela educação como possibilidade de busca do bem-estar físico, psíquico e social, pensando a sexualidade nas diversas faixas etárias (infância, adolescência, adulta e idosa) em seus diversos aspectos e desdobramentos preparando profissionais que desejam atuar nas áreas da educação, saúde e sexualidade humana. O curso oferece uma abordagem teórica multidisciplinar e recursos práticos para atuação profissional. As unidades curriculares apresentam estratégias baseadas em evidências científicas e fundamentadas nas teorias que explicam aspectos psicológicos, socioculturais e biológicos da construção da sexualidade humana.

O currículo oferece conteúdos relevantes no desenvolvimento de profissionais capacitados para atuar nas diversas dimensões da Educação e Sexualidade Humana. O curso é autorizado pelo MEC, com certificado de Especialização válido em todo o território nacional, obedecendo a todas as exigências legais do Ministério da Educação (MEC), conforme resolução 01/2007 do CES/CNE (Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação).

OBJETIVOS:
Promover fundamentação teórica para o estudo e a compreensão da sexualidade humana em seus aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais;
Gerar a articulação de conhecimentos sobre a sexualidade humana e técnicas para a instrumentalização em diferentes contextos profissionais;
Desenvolver postura educadora, clínica e crítica dos diversos aspectos que compõem a sexualidade humana baseada em evidências científicas e conhecimentos sócio-históricos.

Grade Curricular:
O curso oferece conhecimentos teóricos em unidades curriculares que abordam dentro de um contexto multidisciplinar os fundamentos científicos da Educação e Sexualidade Humana. São também oferecidas atividades práticas em Educação e Sexualidade Humana com supervisão. A avaliação se dará em cada unidade curricular de forma constante articulando os saberes de maneira multidisciplinar.
Os conteúdos curriculares se organizam em unidades curriculares em torno dos seguintes temas:

Módulo I – Eixo Sociocultural
– Educação, Sexualidade e Gênero
– História da Sexualidade
– Construção e Controle Social da Sexualidade
– Ética e Educação Sexual
– Práticas Educativas:
– Entrevista com mulheres adultas sobre sexualidade
– Entrevista com homens adultos sobre sexualidade

Módulo II – Eixo Psicológico
– Bases Psicológicas da Sexualidade
– Sexualidade e Fases do Desenvolvimento Humano
– Bases Psicanalíticas da Sexualidade
– Identidade e Sexualidade
– Práticas Educativas:
– Roda de conversa com adolescentes sobre sexualidade
– Roda de conversa com gestantes sobre sexualidade
– Roda de conversa com adultos sobre sexualidade
– Roda de conversa com idosos sobre sexualidade

Módulo III – Eixo Biológico
– Bases Biológicas da Sexualidade
– Disfunções Sexuais e Saúde Mental
– Saúde sexual
– Sexualidade e Direitos Humanos
– Práticas Educativas
– Oficina de sexualidade
– Palestra sobre sexualidade
On-line
– Metodologia de Pesquisa Científica
– Didática do Ensino Superior
– Orientações e produção de TCC

Coordenação do Curso:
Prof. Me. José Urbano Brochado Júnior

Coordenador e docente da Especialização em Educação e Sexualidade Humana na FAPSI

Mestre em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda de Ribeirão Preto. Psicólogo, Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP. Pedagogo pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Pardo. Coordenador e docente da Especialização em Educação e Sexualidade Humana na FAPSI – Faculdade PSICOLOG.

Corpo Docente:

Público-alvo:
Pedagogos, Psicólogos, Professores, Advogados, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Enfermeiros, Médicos, Profissionais da Educação e da Saúde e demais profissionais que trabalham com pessoas e que queiram conhecer e atuar na área de Educação e Sexualidade Humana.

Carga Horária:
O curso tem duração de 20 meses, num total de 360 horas.

Dias do Curso:
Sábados.

Horário:
das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00.

Local:
FAPSI – Faculdade PSICOLOG.

Informações:
atendimento@fapsi.edu.br
16 3878-0959

Outros:
O curso será confirmado quando atingido o número mínimo de inscritos.

Reviews

There are no reviews yet.

Be the first to review “1ª Turma de pós-graduação lato sensu em Educação e Sexualidade Humana”

× Como podemos ajudá-lo?