Compreenda o que é Neuropsicologia

A neuropsicologia busca diagnosticar e realizar o tratamento a partir da relação entre cognição, emoções, personalidade e comportamento do paciente. Para tanto, é preciso conhecimento teórico específico aliado à prática clínica, utilizando métodos experimentais ou clínicos. O neuropsicólogo pode trabalhar com pacientes que tenham ou não transtornos mentais, assim como com indivíduo que tenha algum tipo de sequela que envolve cérebro e cognição.

Diagnóstico

As funções neuropsicológicas são avaliadas por padrões em habilidades de atenção, percepção, abstração, processamento de informações, linguagem, memória, aprendizagem, raciocínio, afetividade, capacidade de organizar e manipular manualmente informações espaciais, funções motoras e executivas. Dessa forma, há como emitir laudo para fins clínicos e jurídicos.

Objetivos práticos da Neuropsicologia

Quantos mais dados clínicos forem levantados, melhor o diagnóstico e a determinação de tratamento específico. Os grupos comuns alcançados pela neuropsicologia são:

– pessoas que tiveram o sistema nervoso central afetado por algum evento;

– Indivíduo que tenha dificuldade de adaptação para manejar a vida diária, seja profissional, social, estudantil ou familiar;

– pessoas atingidas por problemas bioquímicos ou elétricos cerebrais, prejudicadas cognitivamente ou mesmo nos lados comportamentais e afetivos.

Cooperação em outras áreas

Com diagnóstico pronto, começam as intervenções para melhoras e adaptação do paciente. É comum trabalhar junto com familliares para que possam atuar na recuperação do indivíduo. Também ajudam para a inserção ou reinserção do paciente na sociedade, equipes multidisciplinares que terão dados fornecidos pelo neuropsicólogo para auxiliar no tratamento medicamentoso e processos jurídicos.

Instrumentos e locais de trabalho

O neuropsicólogo utiliza testes, jogos offline e online e outros instrumentos com objetivo de avaliação do paciente e do desenvolvimento do tratamento. As atividades do profissional podem ocorrer em espaços diversos como clínicas, hospitais, atendimento domiciliar e instituições acadêmicas para pesquisas.

Confira nossa pós-graduação: https://fapsi.edu.br/pos-graduacao-presencial/pos-graduacao-lato-sensu-em-neuropsicologia/

Leave a Comment