Por que fazer graduação em Gestão de Recursos Humanos?

O popular RH é o curso de graduação oferecido pela FAPSI – Faculdade PSICOLOG para quem quer trabalhar com pessoas e ainda conseguir o diploma em apenas dois anos. Mas afinal, você sabe o que é a Gestão de RH? Tem ideia do que faz um profissional da área? E o que os alunos estudam neste curso superior com tanta demanda no Brasil e tão importante para todas as empresas? Siga rolando para baixo e fique totalmente por dentro desta área.

O que é?

O conceito de recursos humanos surgiu durante a Revolução Industrial, na mudança de negócios pequenos e familiares para fábricas com pessoas de diversas origens. Para se ter uma ideia, o modelo obsoleto em que o dono faz tudo e não delega nada, desde os processos até a parte de admissão de funcionários, remete à esta época. Ou seja, se você faz isso hoje em dia e não delega para um profissional da área, talvez seja hora de repensar como as coisas andam na empresa. Mas voltando à história, com o aumento da demanda por novos funcionários, foi criada uma profissão específica para cuidar do recrutamento, seleção, treinamento e avaliação das pessoas: nasceu o RH, que hoje tem muitas outras atribuições.

Com a valorização cada vez maior das pessoas e sua relação com o trabalho, começaram a surgir os cursos para formar e capacitar profissionais para atuar na área, surgiu um curso que passou a formar e capacitar profissionais da área. Um dos 10 cursos mais procurados do Brasil, a graduação em Gestão de Recursos Humanos forma profissionais capacitados para lidarem tanto com a gestão de pessoas, prestando suporte com as habilidades desenvolvidas para lidar com indivíduos, quanto o dia a dia das relações humanas no trabalho de uma empresa, envolvendo o tão conhecido – por diversos motivos – departamento de Recursos Humanos.

A área humana de uma empresa, com a qual lida um gestor de recursos humanos, passa por diversos processos: controle de admissão de novos colaboradores, desenvolvimento e seleção de talentos e até mesmo cuidar da folha de pagamento e os benefícios que a empresa oferece a quem trabalha para ela. Ou seja, o RH é muito presente. Desde processos delicados que envolvem a seleção, a análise do comportamento das pessoas e selecionar as pessoas mais adequadas a cada trabalho, até lidar com a remuneração individual

O profissional de RH basicamente lida com tudo que tenha a ver com o trabalho e funcionários. No curso de graduação, o estudante aprende a trabalhar com sistemas de gestão de pessoas, seja na parte do recrutamento e seleção de candidatos, treinamentos, cargos, salários, rotinas de departamento pessoal e tudo o que tudo que se relaciona com os talentos e a força de trabalho de uma empresa. Além disso, também é ensinado ao aluno como criar planos de carreira, lidar com a parte humana para melhorar o desempenho dos colaboradores (no âmbito individual, em grupo ou de toda a organização, mudando processos extremamente importantes para uma melhora no rendimento).

Quem faz graduação em Gestão de Recursos Humanos também sai, além de com um diploma de ensino superior na mão, o que vale muito no mercado, capacitado para pensar e planejar a qualidade de vida dos colaboradores, manter uma empresa estável, evitando muitas demissões e trocas de colaboradores, treinar e desenvolver talentos e avaliar e gerenciar os formatos de avaliação dos funcionários de tempos em tempos, para que a empresa tenha ideia de como está o rendimento de todos e avaliar a necessidade da contratação de mais funcionários e em quais áreas a corporação está deficiente, para que as admissões sejam precisas e o dinheiro seja bem investido nos novos profissionais. Essa avaliação pode ser feita periodicamente, para que fique mais fácil de acompanhar a evolução da equipe. Além disso, é importante saber a função de cada colaborador, definir o método que será utilizado na avaliação de desempenho e atentar-se às lideranças, sem contar o feedback, que é sempre muito importante para que o progresso aconteça.

O profissional é requisitado?

A cada dia que passa, o profissional da Gestão de Recursos Humanos é mais requisitado. Nos últimos tempos, vem crescendo a ideia de que um funcionário feliz e com as condições ideais para exercer seu trabalho rende mais. Com isso, o RH ficou ainda mais requisitado, porque lida diretamente com os funcionários e os processos do trabalho.

Hoje, é cada vez mais evidente que não é qualquer pessoa que pode realizar todas as tarefas de um profissional da área da gestão de pessoas. Sim, até pouco tempo atrás, muitas pessoas, buscando economizar dinheiro, não contratavam um especialista na área e tentavam lidar com todos os problemas de suas empresas. É claro que isso se mostrou ineficaz, sendo uma economia que no fim traz prejuízo.

Contratar alguém formado e capacitado para gerir pessoas e recursos não é um gasto, mas sim um investimento que trará frutos em pouco tempo. Um argumento usado para não contratar alguém para isso normalmente é a crise financeira que o país vem passando há anos. Aí está o diferencial de quem conquista o diploma na graduação de Gestão de Recursos Humanos: é nos momentos delicados e difíceis que você mais precisa de alguém capacitado para tirar o máximo de cada colaborador da empresa, mesmo em tempos que vemos cada vez menos pessoas empregadas. A organização é essencial para quem deseja se tornar um profissional de sucesso na área.

Sobre o curso

Com duração de dois anos, o curso de graduação em Gestão de Recursos Humanos tem grade formada por diversas matérias separadas em quatro semestres. No primeiro, o aluno absorve conhecimentos que serão base para todo o resto, como todos os fundamentos, seja da Psicologia, da Economia, da Gestão de Pessoas e da Gestão de Negócios. Já no segundo, o estudante aprofunda mais seus conhecimentos com disciplinas de gestão mais específicas, como Gestão da Informações em RH e Gestão de Rotinas de Departamento de Pessoal.

No terceiro, o curso passa a ter disciplinas como Recrutamento e Seleção, Legislação Trabalhista e Previdenciária e Treinamento e Desenvolvimento. Por fim, no último período, finaliza-se o processo de aprendizagem com Gestão do Clima e da Qualidade de Vida no Trabalho, Antropologia, Diversidade, Ética e Inclusão Social e mais algumas disciplinas voltadas para a gestão, que terminam de formar o profissional preparado para o mercado de trabalho.

Por que e onde eu deveria cursar Gestão de Recursos Humanos?

Aqui vão sete motivos para você não perder tempo e ingressar o mais rápido possível em um curso de graduação em Gestão de Recursos Humanos:

  1. O mercado de trabalho está se expandindo cada vez mais: por ser uma área cuja importância vem sendo reconhecida mais nos últimos anos, o mercado está em processo de expansão, apesar das crises. Como mencionado, o profissional de RH pode ser uma solução para as crises;
  2. É um curso superior: como o Brasil é um dos países com maior desigualdade salarial entre pessoas com e sem diploma universitário no planeta, ter uma formação superior faz muita diferença na busca de um bom padrão de vida;
  3. Dura apenas dois anos: por se tratar de um curso tecnólogo, sua duração é mais curta em comparação a cursos de bacharelado. Mas vale sempre ressaltar que a validade do diploma é exatamente a mesma. Por exemplo: se você ingressar no início de 2021, poderá ser uma pessoa com curso de graduação em Gestão de Recursos Humanos no final de 2022;
  4. Opções de pós-graduação são variadas: a FAPSI oferece diversos cursos de especialização, entre eles o de Gestão Estratégica de Pessoas. Mas além deste curso, muito relacionado com a área dos Recursos Humanos, existem outras diversas opções de pós para quem deseja se qualificar ainda mais para o mercado de trabalho;
  5. A organização é peça-chave para quem deseja começar a trabalhar com Gestão de RH: mas se você não se considera alguém organizado, sem problemas. Comece o curso de graduação e aprenda muito sobre organização empresarial e pessoal durante os dois anos;
  6. Habilita a prestar concursos públicos: assim que formado, o profissional pode prestar concursos públicos para vagas de nível superior em diversas áreas;
  7. É ótimo para aprofundar os conhecimentos de quem já tem uma formação: seja na área da contabilidade ou da administração, o RH será uma ótima maneira de se capacitar e aumentar o leque de oportunidades, com uma formação ainda mais completa.

Agora que você já sabe o porquê, chegou a hora de descobrir em qual instituição depositar sua confiança para sair totalmente preparado para o mercado de trabalho. Procure sempre faculdades com as melhores notas de acordo com o MEC, busque conhecer quem são os docentes da instituição, visite o local para conhecer as instalações, pesquise para saber as avaliações de quem lá estuda ou estudou.

Na FAPSI, você encontra um curso que prepara o aluno para o mercado de trabalho, aliando teoria e prática com a agilidade e a qualidade de ensino de quem forma profissionais para o mercado há 17 anos, que forma os profissionais mais qualificados há mais de 17 anos. Além disso, as instalações da faculdade são modernas, com biblioteca, salas de aula espaçosas e com ar-condicionado, assim como laboratório de informática.

Mas o mais importante deixamos para o final: a Faculdade PSICOLOG conta com um corpo docente que está entre os melhores, permitindo que o estudante aprenda somente com profissionais experientes, todos mestres e doutores. Por esses e outros motivos, a FAPSI já surge com nota máxima como instituição e nota de excelência no curso de graduação em Gestão de Recursos Humanos, segundo o MEC. Agora que você sabe melhor o que faz um profissional da área, o que está esperando? Venha pra FAPSI ainda este ano e invista no seu futuro com um curso superior de curta duração e muita qualidade. Para mais informações, acesse a página da FAPSI que fala mais sobre a graduação e siga a Faculdade PSICOLOG nas redes sociais. Para mais informações, ligue (16) 3878-0959 ou (16) 97401-8062.

× Como podemos ajudá-lo?