3 DICAS PARA ESTUDAR MELHOR ON-LINE

Escolha um local adequado
As interferências são grandes inimigas de quem vai estudar on-line. Além de verificar antes se o ambiente tem bom acesso à internet, certifique-se de que no horário escolhido para estudar não haja barulho ou movimento em excesso no local. Um ambiente tranquilo, bem iluminado e onde não ocorram interrupções é o ideal para que você consiga manter sua concentração. Como vai passar um período longo estudando na mesma posição, cuide para ela seja confortável. Prefira um assento que permita uma boa acomodação para os braços, na altura do teclado, e os olhos devem ficar na altura do monitor. Se houver mais pessoas no ambiente, combine antes com todos que naquele horário de estudos você precisará de tranquilidade. Mantenha redes sociais e aplicativos de comunicação fechados, celular no modo silencioso e não fique abrindo telas do seu navegador para nada que não seja o conteúdo que está estudando. Se algum equipamento não estiver sendo usado para estudar, também não deve estar por perto.

Crie uma rotina de estudos
Estudar on-line e, muitas vezes, completamente sozinho, pode exigir disciplina para que outros compromissos não tomem o lugar dos estudos no seu dia. Reserve dia e hora exatos, de preferência, registre como compromisso em sua agenda e cumpra rigorosamente, como se fosse uma atividade presencial, na sua escola ou faculdade. Só assim, com o tempo, você vai adquirir o hábito de se desligar da rotina e iniciar os estudos. Escolha estudar no período do dia que tenha melhor nível de concentração e esteja menos cansado. Seguir o conteúdo no computador pode exigir que sua atenção esteja plena. Para cada período de estudos, selecione uma matéria ou conteúdo e faça exercícios de fixação ao final.

Tenha um método bem definido
Cada um tem seu método preferido. Para alguns, funciona melhor anotar num caderno os itens mais importantes do que está estudando. Para outras pessoas, melhor usar um processador de textos ou gravar sua própria voz lendo seu resumo. Identifique o que é mais acessível e que prende melhor sua atenção. É importante usar alguma forma de registro e resumir o que está estudando. Com isso, fixa melhor o conteúdo e não deixa acumular grandes dúvidas. Ainda assim, se sobrar alguma dúvida, entre em contato com o suporte da sua plataforma de ensino, com o tutor ou professor do conteúdo para esclarecer. Explique para algum amigo o que está estudando, explicar para alguém é uma boa maneira de organizar o raciocínio e melhorar a memorização. Procure manter uma rotina rígida de estudos diários. Estudando diariamente, você divide melhor a volume total do que precisa ler, ouvir ou assistir. Mais importante do que um grande período de estudos, na maior parte dos casos improdutivo, é manter progresso constante. Divida o estudo em períodos de 25 minutos com mais 5 minutos de descanso para cada período. Isso ajuda a sustentar a sua atenção, reter melhor o conteúdo estudado e aproveitando os intervalos para tomar uma água ou esticar o corpo, você permanece mais tempo estudando e se cansando menos.




Professor Me. Carlos Henrique da Costa Tucci – CRP 06/81142.
Psicólogo analítico-comportamental. Mestre em Educação Especial pela UFSCar, Especialista em Psicologia Clínica pelo PSICOLOG. Diretor Geral da FAPSI -Faculdade PSICOLOG. Coordenador e docente da Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas da FAPSI. Editor Executivo da Revista Científica PSICOLOG – ISSN 1983-6872. Mais de 20 anos de experiência profissional como gestor em empresas de médio e grande porte do interior de São Paulo.

× Como podemos ajudá-lo?